O vinagre de maçã é o suco de maçã fermentado, é nesse processo que o vinagre ganha suas propriedades benéficas para nossa saúde. A principal substância funcional é o ácido acético que, entre outros benefícios, é responsável por acelerar o metabolismo e inibir a atividade de enzimas digestivas que causam o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Também disponibiliza ao nosso organismo vitaminas, como a B12 e B9, que são importantes antioxidantes.O vinagre de maçã também tem efeito diurético, ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos e promove a sensação de saciedade devido a presença de pectina.
O vinagre de maçã também pode ser utilizado para fins estéticos, ele pode ser adicionado à máscaras de argila, para reduzir manchas e espinhas, e no cabelo, para dar brilho e diminuir a caspa.
O vinagre de maçã não é um emagrecedor, mas ele atua auxiliando no processo de emagrecimento ao atuar como termogênico, diurético e controlador da glicemia.
O vinagre de maçã pode fazer parte do seu dia a dia, sendo utilizado para temperar saladas e vinagretes. Você também pode consumi-lo antes do almoço, experimente tomar 2 colheres de sopa em um copo de água morno ou gelado meia hora antes da refeição.
O ideal é consumi-lo nas suas refeições ou antes do almoço, misturando 2 colheres de sopa em um copo com água.
Ele pode ser tomado em jejum, desde que misturado com água, na proporção de 2 colheres de sopa para 1 copo de água. Tomar o vinagre em jejum pode aumentar o consumo de água durante a manhã. O ideal é você consultar o seu médico ou nutricionista para identificar qual o melhor horário para seu consumo.
A princípio todas as pessoas podem consumir o vinagre de maçã. É preciso ficar atento a forma de consumo, se for usado como tempero em saladas e finalização de pratos o risco de problemas é mínimo. Se você for ingerir apenas com água, é importante consultar seu médico ou nutricionista. Pessoas com gastrite, refluxo e outros problemas digestivos devem antes consultar o gastroenterologista.