As argilas, por sua composição de minerais, auxiliam em diversos tratamentos de beleza e saúde. Algumas argilas atuam como anti-inflamatórios (argila branca, argila amarela, argila verde, argila vermelha aliviando dores musculares e nas articulações. A argila branca auxilia na cicatrização de ferimentos, a argila cinza, preta e verde atuam também na redução de inchaço e edemas. Já a argila amarela ativa a circulação sanguínea, enquanto a argila verde tem função analgésica.
A dolomita, pode ser utilizada como a argila, para fins estéticos em máscaras, cataplasmas ou compressas já que possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante e analgésica.
A dolomita também pode ser ingerida, como suplemento de cálcio e magnésio. Neste caso é recomendado o consumo de 1 colher de café rasa (2g) de dolomita em pó misturado em meio copo de água. Uma vez ao dia, antes da principal refeição.
A argila pode ser utilizada como compressa, cataplasmas ou máscaras.
Para compressas e cataplasmas (aplicado sobre gases) você pode diluir a argila em pó em água filtrada fria até obter a consistência de um mingau grosso. Também pode, se desejar, diluir em chás de sua preferência.
No caso das máscaras de argila você pode utilizar chás, óleos essenciais e óleos vegetais.
É importante lembrar que a argila não deve secar na pele, no caso de aplicação de cataplasmas e compressas use um filme plástico para evitar que a argila seque muito rápido. No caso das máscaras, os óleos vegetais agem para evitar o ressecamento rápido.
Considerando fins medicinais/alívio de dores:
Considerando finalidades estéticas:
A argila micronizada passa pelo processo de micronização, isto é, ela é ?moída? por um processo que usa o ar comprimido, a fim de diminuir o tamanho de suas partículas. Desta forma a argila passa a ter tamanhos microscópicos (1 a 10 micra - daí o nome micronização). Para se ter uma ideia, 1 micra é igual a 1 milímetro dividido em 1000 pedacinhos. Essa diminuição do tamanho facilita a absorção dos compostos ativos pelo nosso corpo.
Processos inflamatórios causam a elevação da temperatura corporal, provocando dores e incômodos, a argila tem o poder de absorver o calor da região promovendo o alívio imediato e melhorando as condições térmicas para que nossas células possam combater o agente causador da dor.
Você pode fazer sua máscara de argila combinando diversos ingredientes diferentes.
Veja 2 opções:
Opção 1: Máscara de Argila Verde com Colágeno (rejuvenescedora)
Opção 2: Máscara clareadora (para rosto e corpo - axila, virilha, cotovelos)
Para peles oleosas opte pelas argilas verde, dourada e branca.
Para peles sensíveis ou com rosácea as melhores opções são as argilas branca, rosa e vermelha.
Para peles maduras/cansadas aposte nas argilas preta, vermelha e dourada.
Para peles secas o melhor é escolher entre as argilas branca, cinza e preta.
Você pode potencializar o uso das argilas e da dolomita incluindo na máscara ou compressa óleos essenciais, óleos vegetais, águas ou hidrolatos e chás.
Os óleos vegetais ajudam na hidratação da pele, ajudam a clarear manchas e amenizar sinais de estrias, você pode usar óleo de amêndoas, óleo de andiroba, óleo de girassol, óleo de semente de uva, óleo de rosa mosqueta junto com a sua argila preferida.
Você também pode optar pelas águas de aloe vera ou hidrolatos como o de alecrim, lavanda, tea tree (melaleuca) entre outros.
Os chás também são super bem-vindos nas máscaras e compressas pois unem as propriedades da argila à das plantas.
Os óleos essenciais também são ótimos, principalmente nas máscaras faciais de argila, já que promovem também a aromaterapia enquanto você mantém o cuidado com a pele.