Você já deve ter ouvido falar que o mais importante na hora de escovar os dentes é a escovação e não o creme dental! Até na escola nos ensinam isso: se não tiver creme dental tudo bem, pode escovar sem, mas escove sempre após as refeições.

E você sabe por quê? O mais importante é remover os alimentos que ficam entre os dentes, já que são eles que irão preparar o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e formação da placa bacteriana que leva a diversas outras doenças bucais.

Há muitas controvérsias no que diz respeito ao uso de cremes dentais fluoretados ou abrasivos em demasia, por isso nosso objetivo aqui é dar opções de pastas ou pós para limpeza dos dentes que sejam naturais e uma opção para substituir os cremes dentais industrializados, mantendo um dos principais benefícios do uso do creme dental: o bom hálito, fresquinho e cheiroso!

É claro que a escolha da melhor opção para você deve ser feita juntamente com seu dentista!

Converse com ele sobre as suas condições bucais, como a predisposição para a formação de placa bacteriana, tártaro, cárie, condições dos esmaltes dos dentes e como seus hábitos alimentares impactam a necessidade de escovação/proteção.

Veja 5 receitas de cremes dentais naturais (e veganos)

Importante: se você optar por uma das receitas com argila atente-se a 2 requisitos importantes: o pote deverá ser de vidro ou porcelana e a colher/espátula precisa ser de madeira! Numa preparação com argila, nunca devemos utilizar metal ou plástico, durante o preparo, a argila pode contaminar-se com resíduos destes materiais.

01 - Creme dental com argila branca e essência de hortelã-pimenta

Você vai precisar de:

COMO FAZER: faça uma infusão fervente com a água e sálvia ou tomilho. Após filtrar coloque 2 colheres de sopa deste chá em um copo limpo. Adicione o óleo essencial de hortelã-pimenta e o sal marinho. Adicione a argila branca e mexa (com uma colher de madeira) até ficar uniforme, guarde em um recipiente de vidro ou porcelana, de preferência na geladeira.

2 - Gel dental de aloe vera e hortelã-pimenta

Você vai precisar de:

COMO FAZER: misture os dois ingredientes num recipiente limpo, preferência vidro ou porcelana. Esta opção é ótima para quem sofre com gengivite já que a babosa tem poder cicatrizante!

3 - Paste de dente de argila e óleo de coco

Você vai precisar de:

COMO FAZER: Adicione aos poucos a argila no óleo de coco, mexendo bem com uma colher de madeira. Adicione o óleo essencial de hortelã. Se desejar pode adicionar canela ou cravo em pó. Utilize um recipiente de vidro ou porcelana.

4 - Pasta de dente de Açafrão e Laranja

Você vai precisar de:

COMO FAZER: Misture todos os ingredientes em um pote de vidro até obter um creme.

5 - Pasta de dente da Bela Gil

Você vai precisar de:

COMO FAZER: misture bem todos os ingredientes secos, adicione o óleo de coco (semi-sólido), a stévia/xilitol e o óleo essencial e misture bem. Se ficar muito firme adicione 1 a 2 colheres de água filtrada, se ficar muito líquido leve a geladeira por algumas horas.

IMPORTANTÍSSIMO: USE SEMPRE UMA ESPÁTULA OU COLHER DE MADEIRA/PALITO DE SORVETE PARA RETIRAR O CREME DENTAL DO POTINHO E COLOCAR NA SUA ESCOVA.

Assim você garante que o seu creme dental não fique contaminado e dure mais tempo! E por falar nisso, nas receitas com óleo de coco, a validade do seu creme dental natural irá acompanhar a validade do óleo de coco, já nas que vão gel de aloe vera, a validade dele é que irá determinar a validade do creme!

Lembre-se também: alimentos ácidos como refrigerantes, sucos, energéticos, frutas cítricas, doces, pães e massas aumentam o risco de alteração do pH da boca promovendo a formação de placa bacteriana.