Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Você sabia que além dos benefícios de se tomar os chás, muitos deles podem ser utilizados de forma tópica, aplicando sobre a pele ou nos cabelos? Muitos deles possuem benefícios incríveis para auxiliar o crescimento dos cabelos, reduzir a oleosidade da pele, prevenir e tratar estrias e celulites.

Uma das grandes vantagens do uso de chás no tratamento estético é o fato de serem 100% naturais, não possuírem contraindicação e ainda serem muito mais baratos que cremes e cosméticos.

Ainda não sabe quais são esses benefícios e quais chás utilizar? Confira nossas dicas!

Chá de Camomila

O chá de camomila é o chá com maior número de usos e benefícios para o nosso bem-estar! Ele ajuda a acalmar a pele, possui efeito cicatrizante e ainda ajuda a acentuar os cabelos claros. Por isso seu extrato é tão utilizado na indústria cosmética. Veja como utilizá-lo:

  1. Experimente colocar chá de camomila em água quente para fazer um escalda-pés para aliviar o estresse do dia a dia.
  2. Use gelado em compressas para combater inflamações e inchaços na pele (após depilação, limpeza de pele ou barba).
  3. Reduza as olheiras aplicando compressas geladas de chá de camomila sobre os olhos.
  4. Use todas as manhãs como tônico facial, basta utiliza-lo em temperatura ambiente, especialmente depois de utilizar um sabonete de camomila!
  5. Aplique o chá frio nos cabelos e depois deixe agir por 30 minutos no sol (mas não esqueça de passar o protetor solar no rosto e no corpo!).
  6. O Chá de Camomila também é uma ótima opção para utilizar na máscara de argila para promover uma esfoliação suave da pele

Chá verde

O chá verde tem ação adstringente, então é perfeito para limpar e tonificar a pele! Só tome cuidado se sua pele for seca, pois ele combate a oleosidade e pode ressecar ainda mais!

  1. Use como tônico facial para combater a oleosidade e ajudar a remover maquiagem e impurezas da pele.
  2. Uma compressa fria sobre os olhos ajuda a reduzir as olheiras.
  3. Também é excelente para ser utilizado com máscara de argila, promovendo uma ação esfoliante e adstringente.
  4. Nos cabelos ajuda a reduzir a seborreia e controlar a caspa, auxiliando ainda no crescimento dos cabelos. Se o cabelo for muito oleoso você não precisa enxaguar, basta deixar agindo!

Chá de hortelã

O chá de hortelã também possui ação adstringente, sendo ideal para peles oleosas ou mistas. Seu uso diário em compressas frias ajuda a evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Pode ser utilizado em máscaras de argila, em especial a argila verde, para reduzir a oleosidade.

Chá de Cravo

Com efeito analgésico, o chá de cravo quando utilizado em compressas geladas, ajuda a aliviar as dores e reduzir o inchaço na pele. É muito útil para aliviar a dor e inchaço nas pernas no final do dia.

Também pode ser utilizado em cabelos secos para fortalecer e dar brilho.

Chá de Cavalinha

O chá de cavalinha é muito utilizado na prevenção e tratamento de estrias. O ideal é colocar algumas folhas da cavalinha dentro de um recipiente com óleo de amêndoas e deixar descansar por 30 dias. Após este período você pode utiliza-lo para hidratar a pele e assim prevenir as estrias.

Chá de Capim limão

Conhecido por ser desintoxicante e calmante, o chá de capim limão também pode ser aplicado como tônico (após lavar o rosto) ou em compressas frias, ajudando a reduzir manchas, controlar a oleosidade e tratar a acne.

Chá de Calêndula

A Calêndula ajuda a curar ferimentos e queimaduras, agindo também em inchaços e picadas de inseto, nestes casos você pode fazer a compressa fria.

Use o chá de calêndula também para fazer máscaras de argila, em especial argila rosa ou branca, para controlar a rosácea e auxiliar na hidratação.

Chá de Alecrim

O Alecrim ajuda a dar mais brilho aos cabelos escuros, também age como anticaspas. Uma outra opção é utiliza-lo em conjunto com a babosa (Aloe Vera) para garantir cabelos mais fortes, brilhantes e compridos!

Chá de Hibisco

Assim como o chá de camomila ajuda a clarear os cabelos, o chá de hibisco pode ser utilizado para conseguir reflexos avermelhados em cabelos mais claros. Passe o chá e deixe agir no sol para acentuar os reflexos acobreados. Não precisa enxaguar!

Chá preto

Outra opção para quem quer escurecer os cabelos é utilizar o chá preto no final do banho e deixar secar naturalmente.

Sempre que aplicar um chá em compressas ou sobre o cabelo deixe agir de 15 a 30 minutos!