Aprenda a preparar o Glúten a partir da farinha de glúten.

Para fazer a massa da farinha branca normal seria muito difícil e demorado, mas, para deixar sua vida mais fácil, a Relva Verde oferece uma farinha própria para isso, a farinha de glúten. Com o glúten você pode fazer diversos tipos de receitas: bifes empanados, a parmegiana, refogados, ao molho, hambúrguer, strogonoff e muitas outras.

Você pode usar esses bifes de glúten para fazer diversas receitas, inclusive para churrasco. O glúten fica delicioso quando colocado num espetinho com outros legumes para um espetinho vegetariano.

Veja como é fácil fazer e barato preparar esse substituto da carne!

Ingredientes

Para o tempero/molho:

  • 1 1/2 L de água para fervura.
  • 250 ml de molho de soja (shoyu).
  • Tempero a gosto (alho, cebola, cebolinha, gengibre, etc).

Preparo

Pegue uma tigela ou vasilha que você possa mexer a massa com tranquilidade. Coloque um pouco de água e vá misturando a farinha aos poucos, com as pontas dos dedos, agitando bem a água para hidratar por igual. Vá adicionando aos poucos a farinha e a água. O ponto é quando a farinha ganhar uma cor mais escura e ficar totalmente hidratada, neste ponto amasse bem a massa, até ficar homogênea.

Agora cubra a massa com água e deixe-a descansar por, no mínimo, duas horas. Após o descanso, retire toda a água da massa e deixe-a escorrer por 20 minutos.

Enquanto a massa escorre, refogue numa panela grande os temperos que mais gostar. Acrescente 1,5l de água e 250ml de molho de soja e deixe em fogo alto até que comece a ferver.

Corte a massa de glúten em formato de bife, cortando tiras finas da massa e abrindo-as com as pontas dos dedos.

Assim que o molho pegar fervura, vá colocando os bifes e deixe cozinhar por 40 minutos com a panela semi tampada e em fogo baixo.

Retire do molho e está pronto!

Dica: A quantidade de água pode variar bastante, o tempo (seco/único, calor/frio) e a textura da farinha de glúten vão interferir nessa quantidade.