O mel é uma delícia natural produzida por abelhas a partir dos néctares de flores e pode ser usado de diversas formas; puro, para fazer xarope, para fazer receitas doces e salgadas, para tratamento de beleza e muito mais.

Toda essa diversidade de uso do mel acontece por causa das ótimas características nutricionais desse alimento. Ele possui vitaminas A, B, C, D e E, ácido fólico (vitamina B9), riboflavina (vitamina B2) e dentre outros.

Para ter todas essas qualidades, o mel precisa ser puro e, ao contrário do que as pessoas pensam, descobrir se o mel é puro ou não é muito fácil. Os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação desse produto não liberam a venda de méis impuros sem que essa informação seja colocada de forma clara no rótulo, portanto, preste atenção nas seguintes informações que devem estar nos rótulos de méis liberados e certificados como puros:

  • O selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
  • O nome da empresa produtora do mel.
  • Nos ingredientes não deve constar nenhum tipo de aditivo, apenas mel.

Para saber se um mel é puro você também pode observar o aspecto do mel, um mel de qualidade fica cristalizado caso a temperatura do ambiente seja mais baixa, mas atenção, alguns méis ficam açucarados que podem parecer com o processo de cristalização.

A grande diferença é que a cristalização acontece por inteiro no mel e ao ser esquentado em banho maria com temperatura de cerca de 40º, ele volta a ser líquido, o mel açucarado forma apenas uma faixa de açúcar no fundo da embalagem e esse processo não pode ser revertido. O mel açucarado também apresenta um sabor diferente, pequenos cristais que não dissolvem na boca.

Curiosidades sobre os tipos de mel:

  • A abelha produtora de mel mais comum no Brasil é a africanizada, uma mistura entre abelhas africanas e europeias.
  • O mel pode variar de sabor e composição nutricional dependendo do tipo de abelha e tipo de flores.
  • O mel de flores de laranjeira, mel silvestre e mel de assa-peixe são os que tem sabores mais suaves.