Sempre nos perguntam qual a diferença entre farinha de trigo integral e farinha de trigo branca (ou comum), por isso preparamos este artigo especial, para esclarecer e te ajudar a escolher a melhor opção para suas receitas!
Tipos de farinha de trigo
Farinha de trigo especial: Extraída da parte central do endosperma tem tonalidade mais clara e granulometria mais fina. Receitas feitas com essa farinha ficam bem macias, no caso de pães, o miolo fica mais claro e a casca mais lisa.
Farinha de trigo comum: também é extraída do endosperma, mas da parte exterior, é um pouco mais escura e mais grossa, ideal para massas, bolos e pães, que ficam com miolo um pouco mais escuro e casca menos lisa.
Farinha de trigo integral: é resultado da moagem do grão de trigo inteiro, isto é, casca, gérmen e endosperma. É nutricionalmente mais rica que as anteriores já que possui fibras e vitaminas que são "perdidos" no processo de refinamento das farinhas brancas.
Farinha de semolina: há ainda a farinha de sêmola ou semolina, que é um subproduto da farinha de trigo branca.
Farinha de glúten: é uma farinha feita a partir da moagem do grão inteiro de trigo em que é adicionado o glúten (que é a proteína presente no endosperma do grão).
Importante: É justamente a presença do glúten (presente em maior quantidade nas farinhas brancas por serem feitas do endosperma) que permite que os pães, massas e bolos cresçam e se expandam com mais facilidade, produzindo alimentos mais macios e com sabor mais suave.
Veja abaixo como a farinha de glúten pode ser útil nas suas receitas!
Como substituir a farinha branca pela integral?
Tem várias formas de fazer a substituição, confira algumas dicas:
- Ajuste as quantidades: 240g de farinha branca = 180g de farinha integral
- Adicione mais líquido: como a farinha integral absorve mais líquido você deve adicionar um pouco mais de ingredientes líquidos, como água, leite ou suco de laranja (que ajuda a diminuir o amargor da farinha integral).
- Use as 2 em conjunto: você pode utilizar as 2 utilizando as proporções 2/3 de farinha branca com 1/3 de farinha integral ou 1/2 de farinha integral e 1/2 de farinha branca.
- Farinha de Glúten: para tornar os pães integrais mais macios adicione uma colher de farinha de glúten à receita (considere 1 colher para cada 500g de farinha integral).
- Dê mais tempo à massa: pães com farinha integral precisam de mais tempo para descansar, experimente dar de 20 a 30 minutos antes de sová-lo.
- Diminua a densidade da massa: reduza a quantidade de gorduras utilizando 20% menos manteiga/gordura vegetal.
- Temperatura do forno: asse mais lentamente, assim a massa tem mais tempo para crescer ainda no forno.
Agora que você já sabe as diferenças entre a farinha branca e a integral, aprendeu alguns truques para obter receitas mais macias e ricas em fibras, passe em uma das nossas lojas físicas ou compre online agora mesmo!
Dica #01: A farinha branca e a farinha integral possuem quantidades similares de calorias, então consuma de forma moderada, a vantagem da farinha integral é que ela possui mais fibras, reduzindo os carboidratos líquidos da receita.
Dica #02: se você precisa evitar picos glicêmicos, controlar a produção de insulina, apesar da farinha integral ter mais fibras e agir de forma levemente mais lenta, o ideal é optar por farinhas 'low carb' como as farinhas de amêndoas, farinha de coco, farinha de amendoim ou optar pela farinha de centeio.