Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

A semente de chia é um superalimento, rico em proteínas, vitaminas, ômega 3, fibras e minerais e pode ser consumido de muitas formas diferentes!

A Chia ganhou força por aqui em 2011, mas é uma semente originária da América Central, que já era amplamente consumida pelos Guerreiros Maias.

Uma porção de 100g de semente de chia possui (segundo dados da FDC/USDA):

  • 22g de ômega-3
  • 18g de proteínas
  • 34g de fibras
  • 42g de carboidratos, sendo apenas 8 gramas de carboidratos líquidos (já que possui 34 g de fibras!)

As fibras melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a prevenir diversas doenças. Além disso, as fibras solúveis dão sensação de saciedade.

Muitas pessoas já aderiram ao consumo diário e agora não ficam mais sem a Chia. Veja o testemunho da apresentadora de televisão Ana Maria Braga, em seu programa, que lutou contra um câncer de intestino:

Eu passei a tomar chia, duas colheres de sobremesa toda a manhã junto com iogurte. Eu precisava de remédios para ir no banheiro, faz anos, (...) eu nunca mais precisei tomar mais nada, faz dois meses e meio. Eu estou felicíssima. (...) Muda a pele, muda a disposição. É um negócio simples, você pode não acreditar, mas de repente muda a qualidade de vida que você tem.

Como consumir a chia

Os grãos da semente de chia podem ser utilizados em diversas receitas como pães, bolos, pudins, tapiocas e omeletes.

A chia também pode ser consumida antes das refeições, para isso basta adicionar 2 colheres de sopa em um copo de água e deixar por 30 minutos. O ideal é consumi-la pelo menos 30 minutos antes do almoço ou jantar.

Você também pode consumir a semente de chia pela manhã, em jejum, seja com água, iogurte, suco, frutas ou vitaminas.

A chia, por formar um gel em contato com a água, também pode ser utilidade para substituir os ovos em receitas de pães, bolos e tortas. Para substituir é preciso preparar uma colher de chia com 3 colheres de água para cada ovo e aguardar 30 minutos. Ela pode ser utilizada para substituir totalmente ou parcialmente os ovos.

Nas massas é utilizada para dar mais sabor, deixar a textura mais macia e adicionar fibras extras!

A chia também pode ser consumida em natura com saladas, arroz, feijão, frutas, etc.

Confira também o vídeo com 15 motivos para comer chia do canal Saúde na Rotina: