Os temperos trazem sabores diferentes aos nossos pratos, eles aguçam nosso paladar e permitem que um prato simples se torne sofisticado e até internacional com algumas pitadas dos ingredientes certos!
Mas como aproveitar todo esse potencial e tornar o seu cardápio do dia a dia digno de gastronomia internacional?
Preparamos um guia bem prático para você preparar o seu mix ou começar a utilizar alguns temperos que já são vendidos prontos em nossa loja virtual, mas que muitas vezes nós conhecemos pouco ou não usamos todo o seu potencial.
Nos acompanhe nessa volta ao mundo!
França
Reconhecida como uma das gastronomias mais sofisticadas do mundo, a França aproveita muito bem o potencial dos temperos!
Ervas de Provence: é um mix típico de ervas (tomilho, alecrim, segurelha, sálvia, manjericão, salsa e louro) que são produzidas na região de Provence e traz uma sensação de frescor quando adicionado aos pratos! Você já encontra o mix de ervas de Provence (https://www.lojarelvaverde.com.br/ervas-provence) pronto em nossa loja!
Como usar ervas de provence: para marinadas para carnes, aves e peixes. Pode ser esfregada nas carnes antes de leva-las à grelha, também é comum adicioná-la a manteiga (fazendo cubos de manteigas com ervas) e ao azeite e utilizá-lo à mesa com saladas ou finalização de pratos.
Quatre Épice (quatro especiarias): é outra mistura francesa clássica, essa com quatro especiarias: pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo e gengibre. Se for para utiliza-la em receitas doces (como pães ou biscoitos amanteigados) adiciona-se ainda a canela!
Como usar a Quatre Épice: Muito utilizado para fazem embutidos (salames, salsichas, etc), pode ser utilizado também em pratos que pedem longos cozimentos, sendo adicionados do meio para o fim, como cozidos ou ensopados. Também pode ser utilizado em pães doces e biscoitos amanteigados.
Síria/Líbano
Pimenta Síria ou Bahar: apesar do nome ela não é muito picante, mas é super aromática e possui um sabor intenso e levemente adocicado pois é feita com pimenta do reino/preta, canela, noz-moscada e cravo. Você encontra a pimenta síria pronta em nossa loja!
Como usar a pimenta síria: para pratos com carnes (especialmente cordeiro), esfirras, quibes, kaftas e tabule. É também utilizada em pães e doces libaneses!
Turquia
Zaatar ou Zahatar: Típico da Turquia já é bem popular por aqui também. É bastante aromática, possuindo um sabor fresco e levemente picante, é feito com manjericão, gersal, tomilho, sal e gergelim. Você encontra o Zattar pronto em nossa loja! Como usar Zaatar: salpicada sobre esfirras ou pão chato (árabe/sírio) e também como tempero de saladas, legumes, sopas e caldos. Pode ser utilizado também para temperar carnes assadas e peixes grelhados. Outra ótima indicação é adicioná-lo a um azeite para acompanhar pães diversos.
Tunísia e Oriente Médio
Harissa: É um molho de pimenta bem picante, com ardor de médio a alto, então é preciso cuidado! Você pode diminuir a quantidade de pimenta para deixa-lo um pouco mais suave. Ele pode ser feito de 3 formas: (1) seco, misturando pimenta calabresa, cominho em pó, páprica picante, alho e pimenta-do-reino, (2) como líquido, adicione à mistura anterior limão, azeite de oliva e água, (3) como pasta: na mistura anterior troque a água por água quente!
Como usar o Harissa: o líquido pode ser utilizado como uma pimenta de mesa, o seco pode ser adicionado ao hommus e substituir o curry em diversas receitas e a pasta pode ser servida com pães árabes.
Marrocos
Ras El Hanout: O "Rei da loja", essa seria a tradução literal de Ras El Hanout, ou seja, é a mistura das melhores especiarias da vitrine. É um tempero super eclético já que são pelo menos 10 especiarias nele! Coentro, páprica doce, cominho, gengibre, canela, cúrcuma, funcho, cardamomo, pimenta da Jamaica, eendro, noz-moscada (apenas a casca ? macis), louro, pimenta malagueta, cravo e pimenta-do-reino (as quantidades variam do gosto, mas normalmente os temperos mais fortes como as pimentas vão na metade da proporção ou seja ? 1/2 colher de cada).
Como usar Ras El Hanout: Como dito ele é super eclético então pode ser utilizado em qualquer tipo de carne, peixe ou legume! Também é muito bom para ensopados, picadinhos ou estrogonofe. É um curinga para quem gosta de pipoca bem temperada!
Etiópia
Berbere: é uma combinação complexa e apimentada! Já alcançou a culinária do sul da Itália e é composta de pimentas (reino, Jamaica, calabresa), cravo, gengibre, feno-grego, canela, cardamomo e coentro.
Como usar o Berbere: Molhos para massas (misture ao azeite), caldos e legumes grelhados.
Estados Unidos
Cajun: Resultado da miscigenação das culturas francesas, africanas e caribenhas, que se instalaram na região Sul dos Estados Unidos, na Louisiana. É um tempero "quente", com o sabor da pimenta marcante e aroma intenso! Ele mistura páprica picante, tomilho, mostarda, alho, cebola, pimenta-caiena, pimenta-calabresa e orégano (os primeiros ingredientes entram na mesma proporção ? uma colher de sopa cada ? e os três últimos apenas meia colher de sopa cada).
Como usar o cajun: ensopados e para esfregar em carnes e peixes antes de assar ou grelhar
Lemon Pepper: um dos temperos favoritos dos norte-americanos, você encontra em quase todos os lares pois é super versátil, como seu nome diz a sua base é limão e pimenta, então você já pode se preparar porque ele é cítrico e dá aquele ar refrescante aos pratos! Você já encontra lemon pepper em nossa loja!
Como usar lemon pepper: ideal para temperar carnes de todos os tipos, vai muito bem em vegetais cozidos, acompanha massas e é perfeito para aquela salada verde! Também é ótimo para acompanhar churrascos ou colocar em petiscos como tábuas de queijos e frios, batata e mandioca fritas ou assadas e até na pipoca!
Argentina/Uruguai
Chimichurri: Seja em molho ou como tempero seco já é muito utilizado aqui no Brasil também! O clássico acompanhamento das parillas argentinas e uruguaias é uma espécie de vinagrete mais picante, sua base é cebola, orégano, salsa, manjericão, sal, pimentão e mostarda! Você encontra chimichurri pronto em nossa loja nas versões com pimenta e sem pimenta!
Como usar o chimichurri: Ideal para o preparo de carne e churrasco, pode ser utilizada como molho adicionando vinagre e azeite. Também pode ser utilizada em batatas (fritas ou assadas), mandioca e como tempero de saladas!
Índia/Tailândia/Japão
Curry/Caril/Kare: Bem tradicional na culinária oriental é conhecido como Curry (na Índia), Caril (na Tailândia) e Kare (no Japão), eles possuem poucas diferenças nos ingredientes, a base é o Curry "indiano", que você já compra pronto em nossa loja, que é bem aromático e picante. A versão tailandesa é mais tropical pois é adicionado capim-santo moído ao tradicional curry indiano. Já a versão japonesa é mais adocicado, pois eles costumam adicionar erva-doce a mistura tradicional!
Como usar o Curry: É utilizado para temperar carne de aves, vegetais grelhados ou cozidos e também em molhos com vegetais.
Índia
Garam Masala: Uma forma simples de dar um toque indiano aos seus pratos é usar um mix chamado de Garam Masala (garam = quente, masala = mix de especiarias), que apesar do nome NÃO LEVA PIMENTA. A sua base é composta por cominho, coentro, cravo, cardamomo, canela, louro, noz-moscada (apenas a casca, chamada de macis). É opcional o uso de pimenta-do-reino e curry. Eles são misturados em partes iguais e devem ser adicionados ao preparo a partir do meio do cozimento.
Como usar o Garam Masala: para cozidos de carnes e legumes, sopas, lentilha, arroz e até por cima de ovos mexidos!
Não é à toa que portugueses e espanhóis se arriscavam tanto para buscar as especiarias no Oriente!