Qual é o açúcar mais saudável?
Segundo o Ministério da Saúde o açúcar mais saudável, considerando uma pessoa sem diabetes, obesidade ou outras doenças crônicas ligadas à glicemia, é o açúcar mascavo (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-mascavo), visto que ele é a forma mais 'bruta' da extração do açúcar da cana, como não possui refinamento seus minerais e vitaminas são preservados, na sequência aparece o açúcar demerara (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-demerara), que possui um leve refinamento, deixando seu sabor mais suave, mas sem o uso de aditivos químicos. A forma orgânica do açúcar demerara (https://www.lojarelvaverde.com.br/demerara-organico) ou mascavo (https://www.lojarelvaverde.com.br/mascavo-organico) é ainda mais saudável.
Outra boa opção é a utilização do açúcar de coco (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-coco), extraído da seiva da palma do coco também não passa por refinamento e é rico em potássio, magnésio, zinco, ferro e fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Outro benefício do açúcar de coco é que ele possui baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.
Qual a diferença entre os tipos de açúcar?
- Açúcar Cristal: mais comum nos supermercados, passam por um processo de refinamento onde cerca de 90% dos minerais e vitaminas são retirados.
- Açúcar Refinado (branco): além do processo de refinamento, como no açúcar cristal, tem acrescido ainda aditivos químicos para dar a sua coloração branca característica.
- Açúcar Mascavo (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-mascavo): é considerado o mais saudável por ser a forma mais ?pura? de açúcar extraído da cana. Sem refinamento possui coloração escura, sabor encorpado e maior nível de umidade, preservando os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, além das vitaminas.
- Açúcar Demerara (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-demerara): ele passa por um leve processo de refinamento, mas sem adição de aditivos químicos, seu valor nutricional é similar ao do açúcar mascavo, mas com um sabor um pouco mais suave.
- Açúcar de Coco (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-coco): extraída da seiva da palma de coco, além de não passar por processos de refinamento apresenta baixo índice glicêmico, e é rico em minerais e vitaminas do complexo B.
- Açúcar light (https://www.lojarelvaverde.com.br/acucar-light): também conhecido como açúcar magro ou açúcar fit, é uma mistura de açúcar refinado com adoçantes, que podem ser naturais como a stévia ou artificiais como a sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. É menor calórico que o açúcar comum, mas não apresenta minerais ou vitaminas e normalmente tem alto poder adoçante, sendo usado em pequenas quantidades.
Quais os substitutos do açúcar?
Os substitutos do açúcar são:
- Mel (https://www.lojarelvaverde.com.br/alimentos-naturais-alimentos-diversos-mel-polen-e-propolis/): além de natural e saudável, pois é rico em minerais e vitaminas, ele também apresenta diferentes sabores, indo dos mais suaves como o mel silvestre e o mel cipó-uva, aos mais densos e fortes como o mel de eucalipto, passando inclusive pelos com leve toque cítrico como o mel de laranjeira e o mel de assapeixe.
- Melado de cana de açúcar (https://www.lojarelvaverde.com.br/melado): parente bem próximo do açúcar mascavo, possui todos os minerais e vitaminas, pois é obtido no processo de produção do açúcar refinado. Além de substituir o açúcar, também é uma opção de substituição do mel, principalmente pelos veganos.
- Calda de agave (https://www.lojarelvaverde.com.br/agave): com sabor e textura similar ao mel, a calda de agave é obtido a partir do cacto mexicano Agave tequilana, seu poder de dulçor é um pouco maior que o açúcar, sendo substituído na proporção de 2 colheres de sopa de calda para cada 3 colheres de sopa de açúcar.
- Adoçante Xilitol (https://www.lojarelvaverde.com.br/xilitol): é um adoçante natural que apresenta sabor e aparência similar ao do açúcar convencional (cristal ou refinado), ele possui poucas calorias e baixo índice glicêmico, não afetando a insulina, é utilizado na mesma proporção do açúcar. É o mais utilizado em receitas lowcarb.
- Adoçante Eritritol (https://www.lojarelvaverde.com.br/eritritol): é um adoçante natural, com sabor próximo do açúcar e índice glicêmico zero, possui 70% da doçura do açúcar, então na substituição pode precisar de um pouco mais para obter o mesmo resultado. Ele não altera a glicemia, é eliminado em 24hs, sendo o único indicado em dietas cetogênicas/keto.
- Adoçante Stévia (https://www.lojarelvaverde.com.br/stevia): é um adoçante natural, com alto poder de dulçor, isto é, com uma pequena quantidade é possível obter o sabor doce. Como não possui calorias é um ótimo substituto para o açúcar no preparo de bebidas e sucos, especialmente por diabéticos. É um dos mais utilizados pela indústria alimentícia para fabricação de alimentos zero açúcar.
- Frutose (https://www.lojarelvaverde.com.br/frutose): é um adoçante natural obtido a partir do açúcar de frutas, seu alto poder de dulçor permite a substituição de 1 para 2 (1 colher de frutose adoça como 2 colheres de açúcar). É o mais indicado para fazer caldas para pudins e flans. Não é indicado para diabéticos.
Qual o adoçante mais saudável?
Os adoçantes mais saudáveis são os naturais que se encaixem melhor a sua condição ou estilo de alimentação:
Qual a diferença entre xilitol e eritritol?
Os dois são adoçantes naturais, obtidos a partir de vegetais.
Poder de dulçor/proporção de uso: O xilitol (https://www.lojarelvaverde.com.br/xilitol) tem poder de adoçar como o açúcar, na mesma proporção, já o eritritol (https://www.lojarelvaverde.com.br/eritritol) tem 70% do poder de dulçor do açúcar.
Calorias: o xilitol possui 2,4 calorias por grama, enquanto o eritritol possui apenas 0,2 calorias por grama.
Índice glicêmico: o xilitol tem baixo índice glicêmico, alterando pouco ou nada a produção de insulina (varia de caso para caso), já o eritritol não altera a glicemia, sendo eliminado pelo organismo sem metabolização.
Uso: Os dois são considerados adoçantes de forno e fogão e de "mesa", ou seja, podem ser utilizados tanto para adoçar cafés e outras bebidas quanto para fazer bolos e doces zero açúcar.
Importante: o eritritol tem uma maior tendência à cristalização, fique atento ao seu uso em receitas como caldas e geleias. Ele também é potencializado quando levado ao fogo, para que sua receita não fique doce demais, utilize na mesma proporção do açúcar.
Quais os adoçantes que são naturais?
Qual adoçante escolher?
A escolha por um ou outro adoçante deve levar em consideração diversos fatores, seu tipo de alimentação, o seu objetivo (controle glicêmico ou redução de peso), o tipo de uso (mesa ou forno e fogão).
TIPO DE ALIMENTAÇÃO:
OBJETIVO:
Tipo de uso:
Dica: receitas onde o açúcar promove volume (como o caso de bolos) prefira o xilitol refinado ou eritritol (ideal é batê-lo no liquidificador ou mixer), adoçantes que usam proporções diferentes como a stévia e o açúcar light podem comprometer o resultado final.
Qual adoçante pode ir ao fogo (forno e fogão)?
Além do Xilitol e Eritritol, usados na mesma proporção do açúcar, você pode utilizar os adoçantes culinários específicos como o de stévia (normalmente na proporção de 1 para 10 - 1 colher de stévia equivale a 10 colheres de açúcar) ou de frutose (normalmente na proporção de 1 para 2 - 1 colher de frutose equivale a 2 colheres de açúcar).
Receitas onde o açúcar promove volume (como o caso de bolos) prefira o xilitol refinado ou eritritol (ideal é batê-lo no liquidificador ou mixer), adoçantes que usam proporções diferentes como a stévia e o açúcar light podem comprometer o resultado final.
Em receitas com tendência a cristalização (como geleias, caldas, doce de leite, cremes, etc) para utilizar o eritritol é preciso cuidado adicional, use na mesma proporção do açúcar e se possível bata-o no liquidificador ou mixer antes de usar (deixando-o como um "açúcar de confeiteiro").
Qual adoçante o diabético pode consumir?
Para diabéticos o indicado é o uso de adoçantes que não afetem a glicemia, isto é: xilitol, eritritol ou stévia.