A aveia (https://www.lojarelvaverde.com.br/aveia) é um grão e pode ser encontrado e consumido de diversas formas:
A aveia (https://www.lojarelvaverde.com.br/aveia) é um ingrediente multifuncional no nosso dia a dia! Ela pode ser consumida com frutas, em granolas (https://www.lojarelvaverde.com.br/granola) doces e salgadas, adicionada à massa de pães, bolos, biscoitos e cookies, no mingau, batido com frutas (vitaminas), como müsli, etc.
Além disso também é possível obter o leite vegetal, sendo inclusive, o leite de aveia o mais barato dos leites vegetais.
A aveia é um alimento completo, rico em vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e proteínas, auxiliando no trânsito intestinal. A aveia comum não pode ser consumida por pessoas com intolerância ao glúten (doença celíaca) e deve ser consumida com moderação por diabéticos (devido à presença de carboidratos). A aveia em si não possui glúten, por isso é possível encontrar algumas opções sem glúten no mercado, mas por ser cultivada nas mesmas regiões e serem beneficiadas, muitas vezes, nas mesmas indústrias que o trigo ela pode conter traços de glúten no que é chamado de contaminação cruzada.
Uma dúvida bem comum é se a aveia é um alimento lowcarb, e a resposta é não. Ela não entra na alimentação lowcarb, apesar do farelo de aveia ser indicado na dieta Dukan.
A aveia é um alimento bem completo, que fornece carboidratos (energia), proteínas, minerais, vitaminas e fibras. Isso faz dele um dos alimentos mais utilizados no mundo todo. A presença de fibras melhora o trânsito intestinal, proporciona maior saciedade e ajuda no controle da glicemia e colesterol.
O farelo de aveia é resultado da primeira moagem do grão de aveia, ou seja, é a sua 'casca', por ser muito rico em fibras, vitaminas e minerais, é recomendado o seu consumo para auxiliar no trânsito intestinal e principalmente para promover maior saciedade. Ele se tornou 'famoso' por ser um ingrediente básico da dieta Dukan.
Sim! Você pode fazer tanto a substituição parcial como a total! A farinha de aveia é muito utilizada especialmente para fazer bolos com frutas como bolo de banana e bolo de maçã, mas também pode ser utilizada em pães e outras receitas. Normalmente a proporção de uso é de 1 para 1.