A linhaça (https://www.lojarelvaverde.com.br/linhaca) é a semente do linho, sim, aquele mesmo que se faz o tecido! Ela é considerada um alimento funcional pois é rico em nutrientes importantes como proteínas, carboidratos, minerais, fibras e vitaminas (C, E e complexo B) e é a principal fonte vegetal de Ômegas 3 e 6.
Seus benefícios são muitos, tanto na saúde quanto na estética. Ela auxilia na manutenção da boa saúde de forma geral, provendo muitos nutrientes necessários ao nosso organismo e ainda funciona como um excelente óleo hidratante, tanto para os cabelos como para a pele.
Nutricionalmente não há praticamente diferença alguma entre as duas linhaças, no entanto a linhaça marrom (https://www.lojarelvaverde.com.br/linhaca-marrom) tem um sabor mais forte e amargo e a casca mais grossa, enquanto a linhaça dourada (https://www.lojarelvaverde.com.br/linhaca-dourada) tem o sabor mais suave e casca mais fina. A linhaça dourada é um pouco mais cara que a marrom já que ela só é produzida em locais de clima frio, sendo, portanto, importada.
A linhaça pode ser consumida de diversas formas:
A farinha de linhaça deve ser mantida em embalagem bem fechada, sem contato com o ar, pois ela sofre oxidação. Se você preferir fazer a farinha em casa, basta bater a semente no liquidificador ou processador. Neste caso, guarde em um pote fechado na geladeira por até 15 dias.
A linhaça é rica em fibras, proteínas, vitaminas (especialmente C, E e complexo B) e ômega-3. Ela auxilia o trânsito intestinal, promove a sensação de saciedade, ajuda a diminuir a absorção de gorduras e regula os níveis de colesterol. Além disso seu óleo é um excelente hidratante para pele e cabelos.
A farinha de linhaça pode ser utilizada para fazer massas de pães, bolos, tortas, panquecas e até mesmo para empanar carnes e vegetais. Ela tem sido muito utilizada em conjunto com outras farinhas em receitas lowcarb salgadas.