Os dois vêm da mesma planta, a chamada Camellia sinensis, assim como o chá preto e o chá branco. O que diferencia o chá verde do matcha é que o matcha é elaborado a partir de folhas mais novas do chá verde, vindas de plantações protegidas do sol. Depois da colheita essas folhas são trituradas em moinhos de pedra, de forma lenta, até virar o pó que conhecemos como matcha.
O chá verde pode ser consumido de forma moderada (uma colher rasa de chá por dia ? de preferência após o almoço) pela maioria das pessoas. Pessoas com irritações no sistema gastrointestinal devem consumir com moderação e acompanhamento médico. O chá verde, por ser rico em cafeína, deve ser evitado por pessoas hipertensas, que sofrem com insônia ou que têm transtornos ligados à ansiedade.
O chá verde ajuda a reduzir a seborreia e controlar a caspa, auxiliando ainda no crescimento dos cabelos. Para isso basta utilizar o chá verde após a lavagem dos cabelos, deixe agir por alguns minutos e enxágue normalmente. Se o cabelo for muito oleoso não precisa enxaguar!
Para utilizar o chá verde na máscara de argila basta substituir a água pelo chá na preparação da argila.
O chá verde pode ser consumido quente ou gelado, reparar o chá verde é simples, esquente a água até começar a borbulhar. Apague o fogo, coloque 1 colher de sopa de erva para cada litro de água e tampe bem o recipiente. Deixe em infusão por 5 minutos, depois é só coar e consumir como preferir (quente ou gelado).
O matcha é muito versátil e além de ser consumido na forma de chá (quente ou gelado) pode ainda ser adicionado a diversas outras receitas como bolos, pães, sucos, shakes, sorvetes e até mesmo como cobertura de doces e bolos!
Você pode preparar chá verde ou matcha através da infusão (adicionando a erva ou pó à água quente) e deixar esfriar naturalmente. Você também pode preparar o chá mais "fort" e adicionar cubos de gelo para acelerar o resfriamento. Você também pode fazer o Matchá Latte Gelado, preparando o matchá e adicionando leite gelado sobre ele.
O matchá com leite, ou Matchá Latte, é feito da seguinte forma: prepare o matchá com água normalmente, esquente o leite separadamente, sem deixar ferver (o leite mais adequado para essa mistura é o leite de amêndoas!), adoce o leite como preferir (calda de agave, mel, açúcar demerara, etc) e adicione ao matchá já pronto.
Há várias formas de fazer um chá verde com especiarias, as mais comuns incluem o uso de gengibre, pimenta-rosa ou canela em pau, limão e rodelas de limão e laranja desidratadas.