O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3 e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e do humor. Ele também é precursor da melatonina.
A deficiência de serotonina e melatonina interferem diretamente no sono, na tensão muscular, percepção de dor, TPM, ansiedade, depressão e irritabilidade.
Sim e não. O fruto não tem efeito calmante ou relaxante, o que possui tais propriedades são as suas folhas, a passiflora é utilizada na fitoterapia pois possui a propriedade de diminuir o estresse, a fadiga e a insônia. Ela diminui os sintomas de doenças como a asma, pois ativam a respiração. Também desacelera o coração e dilatam os vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue no cérebro, o que alivia dores de cabeça de origem nervosa e cólicas.
Os chás que mais auxiliam no processo de relaxamento são: camomila, erva-cidreira, capim limão, erva doce, mulungu, maracujá, melissa, valeriana e jasmim.
Você também pode optar por fazer um mix de chás para relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila, algumas opções são:
Os alimentos ricos em triptofano são ótimos para combater a insônia e outros distúrbios do sono (como bruxismo, tensão noturna, etc). Os mais comuns são: peixe, ovos, carne vermelha, semente de girassol, semente de abóbora, castanhas e nozes, grão de bico, banana, feijão.
Vitamina C: laranja, limão, acerola, goji berry, cranberry, blueberry (https://www.lojarelvaverde.com.br/blueberry), entre outros, diminuem a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
Leite, ovos e derivados: são fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade.
Banana seca: estudos comprovaram que a fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade.
Cacau: o chocolate (cacau) é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina que melhora a ansiedade. Chocolates em barra devem ser pelo menos 70% cacau e sem açúcar, ou seja, quanto mais amargo, melhor.
Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Pode ser consumida em folha ou em pó.
Magnésio e vitaminas do complexo B: contribuem para a formação de serotonina, substância química relacionada ao humor.
Cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas do Pará e caju, amêndoas também podem ajudar.
Uva: além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central.
Mel: ajuda o organismo a produzir a serotonina para melhorar a ansiedade.
Os óleos essenciais mais utilizados para relaxar, combater a insônia e proporcionar noites de sono mais revigorantes são: