Existem diversos tipos de grãos de arroz que podem ser consumidos da mesma forma, mas com substâncias nutritivas diferentes. Surgem as dúvidas: qual arroz usar e quais são as diferenças nutritivas e de preparo de cada um? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essas diferenças e tipos de arroz que você pode encontrar.
Arroz integral: o arroz integral não recebe nenhum tipo de processamento, desse jeito ele mantém todas as partes do grão inteiro com exceção da casca de palha, por isso é tão nutritivo e mantém a cor marrom. Quando o arroz é integral (completo) tem vitamina A, vitamina C, vitamina E e as vitaminas do complexo B. O arroz integral também se diferencia dos demais pela quantidade de fibras. A única diferença entre a preparação do arroz integral para o arroz normal é o tempo de cozimento, o integral demora um pouco mais.
Arroz integral preto: esse arroz também possui uma composição parecida com o arroz integral normal, mas apresenta mais proteína e mais fibras.
Arroz integral cateto: por ser um grão completo, com gérmen e farelo possui uma composição parecida com o integral comum, mas possui mais amido deixando ele mais macio essa característica interfere também na hora de cozinhar, pois ele precisa de mais cuidado e menos água. É excelente para fazer risotos mais saudáveis. Pode ser encontrado em vários tipos: vermelhão, vermelho e normal. Esse grão é geralmente diferenciado pelo seu formato, ao contrário da maioria ele é arredondado e mais curto.
Arroz parboilizado: esse arroz recebe um tratamento de descascamento que não retira todos os nutrientes do arroz durante o processo, alguns nutrientes passam da casca para o grão depois de um tratamento térmico. Apesar de perder nutrientes e a maior parte da fibra, ainda é bem mais nutritivo que o arroz branco, mas ainda é considerado de pouca funcionalidade para o nosso organismo em comparação com os integrais. Para prepará-lo é fácil e sem riscos. Ele sempre vai ficar soltinho, mas é necessário colocar menos óleo quando se está preparando.
Arroz branco: também chamado de arroz polido, tem todos os seus nutrientes retirados durante o processo de descascamento, deixando apenas amido e uma quantidade mínima de vitaminas, proteínas e quase nada de fibra. Por isso não apresenta uma funcionalidade significativa para o nosso organismo.
DICA: uma super dica para preparar qualquer arroz é não lavar os grãos antes e temperar só depois do cozimento. Refogue os temperos em uma frigideira separada e só depois misture no arroz, o sabor fica mais intenso.