O mel é uma delícia natural produzida por abelhas a partir dos néctares de flores e pode ser usado de diversas formas; puro, para fazer xarope, para fazer receitas doces e salgadas, para tratamento de beleza e muito mais.
Toda essa diversidade de uso do mel acontece por causa das ótimas características nutricionais desse alimento. Ele possui vitaminas A, B, C, D e E, ácido fólico (vitamina B9), riboflavina (vitamina B2) e dentre outros.
Para ter todas essas qualidades, o mel precisa ser puro e, ao contrário do que as pessoas pensam, descobrir se o mel é puro ou não é muito fácil. Os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação desse produto não liberam a venda de méis impuros sem que essa informação seja colocada de forma clara no rótulo, portanto, preste atenção nas seguintes informações que devem estar nos rótulos de méis liberados e certificados como puros:
- O selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
- O nome da empresa produtora do mel.
- Nos ingredientes não deve constar nenhum tipo de aditivo, apenas mel.
Para saber se um mel é puro você também pode observar o aspecto do mel, um mel de qualidade fica cristalizado caso a temperatura do ambiente seja mais baixa, mas atenção, alguns méis ficam açucarados que podem parecer com o processo de cristalização.
A grande diferença é que a cristalização acontece por inteiro no mel e ao ser esquentado em banho maria com temperatura de cerca de 40º, ele volta a ser líquido, o mel açucarado forma apenas uma faixa de açúcar no fundo da embalagem e esse processo não pode ser revertido. O mel açucarado também apresenta um sabor diferente, pequenos cristais que não dissolvem na boca.
Curiosidades sobre os tipos de mel:
- A abelha produtora de mel mais comum no Brasil é a africanizada, uma mistura entre abelhas africanas e europeias.
- O mel pode variar de sabor e composição nutricional dependendo do tipo de abelha e tipo de flores.
- Mel Silvestre : Feito a partir da florada de diversas flores frutíferas e não frutíferas. É o mel mais consumido no Brasil, é um mel de sabor suave e agradável, sendo muito utilizado na produção de doces.
- Mel de Eucalipto : este mel tem cor mais escura e sabor mais forte e denso entre os tipos de mel vendidos por aqui.
- Mel de Laranjeira : muito produzido na região sudeste, especialmente Minas Gerais e São Paulo, polos de produção de laranja, é um mel de coloração clara, sabor suave e cítrico.
- Mel de Assapeixe : mais produzido na região do cerrado, é um mel de coloração clara e sabor suave, que lembra muito o de laranjeira.
- Mel Cipó-uva : possui coloração âmbar clara e sabor agradável, é produzido em todas as regiões do Brasil.
- Mel de Capixingui: possui coloração âmbar e sabor agradável e suave, é produzido especialmente no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.