O mundo dos produtos naturais é muito grande, existem inúmeros alimentos e plantas que trazem benefícios a nossa saúde, mas também existem outros produtos que podem trazer muitos benefícios tanto para a nossa saúde como para nosso bem-estar, incluindo aí a saúde da nossa pele e cabelos.

Um ótimo exemplo são as argilas que compõe a geoterapia, ou seja, terapia da terra.

As argilas são terras compostas de minerais específicos que auxiliam em alguns tratamentos de beleza e de saúde, sendo utilizadas por esteticistas, fisioterapeutas e diversas especialidades médicas. Elas são compostas basicamente por silicatos de alumínio hidratados e alguns oligoelementos como o cálcio, magnésio, potássio, titânio e outros.

Existem diversos tipos de argilas que são determinadas pela sua procedência, cor e composição mineral, conheça algumas delas:

  • Argila branca: essa argila é rica em alumínio e caolinita, muito utilizada pela sua ação hidratante e clareadora em peles mais sensíveis. A outra aplicação da argila branca é para a cicatrização de pequenas feridas e queimaduras leves.
  • Argila verde: é rica em ferro e possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e outros oligoelementos que fazem da argila verde a mais indicada para tratamentos preventivos e auxiliadores de inúmeros males, dores musculares e nas articulações (se utilizada na forma de emplasto) e também como um poderoso anti-inflamatório e cicatrizante, sendo muito indicada para irritações da pele, reações alergênicas e inflamações. Como tratamento de beleza é usada para peles oleosas, com acne e para couro cabeludo oleoso.
  • Argila cinza e argila preta: essas argilas são de origem de solos vulcanizados e ricas em titânio, são excelentes antioxidantes evitando o envelhecimento da pele, esfoliantes, clareadoras de manchas, redutoras de acne e auxiliam na ativação do metabolismo de gorduras superficiais, muito utilizada em emplastros abdominais, mas cuidado pois essas argilas contém enxofre e podem ressecar a pele caso sejam aplicadas em peles muito sensíveis e desidratadas. A argila preta ainda tem ação anti-inflamatória e antiestresse.
  • Argila rosa: é rica em ferro e é a argila mais suave, por isso é muito indicada para peles sensíveis dando maciez para a pele e o cabelo.
  • Argila vermelha: é uma argila rica em óxido de ferro e cobre, serve para hidratar e fortalecer a pele, prevenir o envelhecimento, ajuda na respiração da mesma, desinfetante, retarda o envelhecimento, reduz medidas e age como antiestressante.
  • Argila amarela: é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.
  • Argila roxa: rica em magnésio, atua na elasticidade da pele, diminuindo a flacidez e estimulando a produção de colágeno, é ótima para peles maduras.
  • Argila marrom: é usada para esfoliação suave, sendo indicada para peles oleosas, agindo como adstringente.

Para fazer a máscara ou emplastro/compressa de argila você precisa apenas adicionar água mineral, ou chás complementares até que a mistura comece a ficar com uma textura mais firme ao ponto de que ainda seja fácil a sua aplicação sobre a pele. Uma dica também é adicionar algumas gostas do seu óleo essencial favorito e aproveitar o momento para relaxar.

Você pode comprar sua argila diretamente aqui em nossa loja virtual e receber na sua casa com o menor preço do Brasil!