O grão-de-bico (Cicerarietinum) é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais que já era cultivada pelos egípcios, gregos e romanos.

Uma porção de 100g de grão-de-bico cozida e sem sal, possui aproximadamente 160 calorias e contém 8,86g de proteínas. Possui também 6g de fibras na porção, sendo em sua maioria fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino.

A leguminosa é rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B, além das vitaminas K, E e C e minerais como fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

Outra vantagem de consumir o grão de bico no seu dia a dia é que ele é uma importante fonte natural de triptofano, precursor da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e boas noites de sono.

Veja como preparar o grão de bico em casa:

Pré-preparo: (1) deixe de molho de um dia para o outro ou (2) coloque uma panela com água para ferver, assim que levantar borbulhas adicione o grão de bico, deixe ferver por mais 2 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por 2 horas.

Preparo: A proporção é de 1 para 3, ou seja, para cada 1 xícara de grãos você precisa adicionar 3 xícaras de água. Adicione 1 colher de chá de sal e leve para cozinhar na panela de pressão. Após começar a "chiar" conte 15 minutos.

Uso: substitui o feijão, é ótimo para fazer saladas, sopas, cozidos, refogados e hambúrguer vegetariano/vegano.

Dica extra:


A farinha do grão de bico pode ser utilizada como substituta para o ovo em diversas receitas veganas! Para isso troque cada ovo da receita original por 1 colher de sopa da farinha de grão de bico com um pouco de água. Bata bem antes de acrescentar na receita.