Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Diversas pesquisas têm mostrado a importância de consumir grãos in natura para se manter uma alimentação saudável. Os grãos como soja, semente de girassol, linhaça, trigo, gergelim, lentilha, feijão azuki e muitos outros, são ricos em fibras solúveis e insolúveis que ajudam a melhorar todo o processo digestivo, principalmente o intestino, ricos em vitaminas e minerais que fazem muito bem para todo o nosso organismo.

Todos os benefícios desses grãos podem aumentar em até 20 vezes depois de ter passado pela germinação trazendo ainda mais benefícios com o crescimento dos brotos. Mas o que é germinação?

Germinação é um processo no qual o grão começa a brotar novamente criando uma nova planta e por isso algumas pessoas chamam essa prática de alimentação viva. Tudo que você precisa para fazer a germinação em casa é água filtrada, tempo e os grãos integrais (com casca) de sua preferência.

Para germinar um grão basta colocá-lo de molho na água até que a casca se quebre e libere um broto (em torno de 12 horas), depois disso basta enxaguar os grãos germinados, deixar escorrer e deixar descansar; faça esse processo de manhã e à noite. Quando em repouso deixe os grãos cobertos com um pano limpo, em lugar sem a claridade do sol e ventilado. Assim que aparecer esse novo raminho do seu grão você já pode consumi-lo, mas se quiser que o broto fique maior e só repetir o processo de enxágue duas vezes ao dia por 6 dias.

Consumindo os grãos germinados você ganha uma resistência maior, se sente mais disposto aos afazeres cotidianos, fica com um metabolismo mais rápido, tem um funcionamento do intestino em dia e uma ótima notícia para os vegetarianos é que é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, muito importante para os músculos.

Você pode usar os grãos germinados em várias receitas: nas saladas, sucos, tortas doces e salgadas, misturados com iogurte e muitos outros. Uma ótima dica de lanche da tarde é uma mistura de grãos germinados como a semente de girassol, linhaça, trigo e amêndoa com um molho de iogurte natural com mostarda, sacia, tem poucas calorias, é extremamente saudável e delicioso.

Fique atento aos grãos, alguns podem germinar mais rápido que outros, por isso é sempre bom fazer a germinação com apenas um tipo de grão por vez.

Referência:

MIRANDA, M. Z. Trigo: germinação e posterior extrusão para obtenção de farinha integral extrusada de trigo germinado. Disponível em https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/852529/1/pdo74.pdf