Produtos integrais são aqueles feitos com ingredientes ou alimentos integrais, ou seja, cereais, frutas, leguminosas e oleaginosas que não foram processados e que preservam as características iniciais, tanto no que diz respeito a fibras, quanto a vitaminas e minerais.
Apesar de não terem valor reduzido de calorias ou gorduras, eles são mais saudáveis pois são ricos em fibras e conservam suas vitaminas e minerais, pois não passam por processos químicos ou térmicos de tratamento.
Sim, os alimentos integrais auxiliam nos processos de emagrecimento, desde que consumidos de forma adequada, seguindo uma dieta saudável, recomendada pelo seu nutricionista com base em suas necessidades diárias.
Os alimentos integrais ajudam a emagrecer na medida que fornecem fibras solúveis e insolúveis que auxiliam o trânsito intestinal, promovem uma maior saciedade e uma melhor absorção das gorduras presentes na alimentação.
Além disso, quando se está realizando um processo de emagrecimento, com uma dieta reduzida em calorias, é importante, além de manter o volume de fibras, aproveitar ao máximo as vitaminas e minerais presentes nos alimentos.
Os alimentos integrais apresentam uma série de vantagens:
As farinhas integrais são aquelas feitas com o grão, oleaginosa, semente, legume, verdura ou fruta inteira, as mais conhecidas são:
Os cereais integrais mais conhecidos e consumidos são:
Os melhores grãos integrais são aqueles que estão mais fáceis à sua disposição e se adequam melhor ao seu paladar e a sua dieta.
O macarrão integral, especialmente o de trigo, é rico em fibras e importante fonte de carboidratos. Além disso seu preparo é simples e muito versátil.
O arroz integral pode ser feito de várias formas: você pode fazê-lo no micro-ondas, na panela de arroz elétrica, na panela convencional e até mesmo na panela de pressão! O segredo é a quantidade de água para cozimento e o tempo de cozimento.
Para cada xícara de arroz, adicione 3 xícaras de água para o cozimento. Na panela convencional ou elétrica o tempo de cozimento é em média de 35 minutos. Na panela de pressão de 9 a 10 minutos (após pegar pressão) e no micro-ondas 25 minutos na potência máxima + 5 minutos de espera.