Quais os temperos mais usados na cozinha?
Os temperos mais utilizados na culinária brasileira são: sal, pimenta preta/pimenta do reino, açafrão/cúrcuma, urucum/colorau, alho, cebola, cebolinha, louro, manjericão, orégano, alecrim, gengibre e vinagrete.
Quais os melhores temperos naturais?
O melhor tempero natural é aquele que agrada seu paladar! Se você está querendo saber quais os temperos naturais que apresentam propriedades benéficas para a saúde então podemos listar os seguintes: açafrão/cúrcuma, gengibre, noz moscada, alecrim, canela, coentro , cominho, orégano, pimenta, tomilho, sálvia e hortelã são os principais.
Quais os temperos que não podem faltar na cozinha?
A lista de temperos básicos varia muito de acordo com o paladar e o tipo de comida que você gosta de preparar.
Os temperos básicos da culinária brasileira são: sal, alho, cebola, louro, açafrão/cúrcuma, pimenta preta e vinagrete.
Se você gosta mais dos sabores orientais, os temperos que não podem faltar na sua cozinha são: curry, gengibre, gergelim e vinagre.
Se você gosta mais dos sabores árabes então tenha os seguintes temperos na sua cozinha: hortelã, zaatar, pimenta síria (Bahar), canela, cravo e noz moscada.
Se você prefere sabores mais europeus/mediterrâneos aposte nos seguintes temperos: ervas de Provence, tomilho, alecrim, segurelha, sálvia, manjericão, salsa e louro.
Quais os temperos mais saborosos?
Como fazer um tempero pronto em casa?
Os temperos prontos que compramos nos supermercados são na verdade um mix de temperos, você pode também fazê-los em casa, de forma mais natural e sem adição de sódio e glutamato monossódico. Veja alguns exemplos de receitas de temperos similares aos temperos mais conhecidos do mercado:
Tempero vermelho: 2 Colheres (de sopa) de Colorau, 2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado, 2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada, 2 Colheres (de sopa) de Salsa desidratada, 1 Colher (de sopa) de Orégano, 4 folhas de Louro.
Tempero Branco (Arroz): 2 Colheres (de sopa) de Alho em pó, 2 Colheres (de sopa) de Cebola em pó, 1 Colher (de sopa) de Orégano, 1 Colher (de sopa) de Salsa.
Tempero Marrom (Feijão): 2 Colheres (de sopa) de Alho em pó, 2 Colheres (de sopa) de Colorau, 1 Colher (de chá) de coentro, 2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada.
Como substituir o sal por outros temperos?
Você pode fazer mixes de temperos que vão dar sabor aos seus pratos sem necessariamente adicionar um volume grande de sódio na sua alimentação.
Os temperos naturais em pó ou desidratados são ótimas opções, já que muitas vezes o sabor deles já deixará o prato saboroso, sem necessidade de adicionar sal.
Outra opção bem bacana é fazer um 'sal de ervas', como a maior parte dele é composto de ervas, o volume de sal que você irá consumir utilizando-o na sua alimentação será menor.
Anote aí a receita do sal de ervas para reduzir o consumo de sal no dia a dia: 1 colher de sopa de orégano, 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de manjericão, 1 colher de sopa de sal (marinho ou Himalaia). Bata tudo no liquidificador, depois passe em uma peneira fina para que fique bem soltinho.
Onde usar cada tipo de tempero?
Onde utilizar cada tipo de tempero é uma escolha muito pessoal, mas há algumas dicas importantes para quem está começando a se aventurar na culinária e gastronomia, ou apenas para quem quer fazer uma refeição saudável e saborosa em casa.
Os temperos de folhas (manjericão, louro, hortelã, coentro, salsa, etc) normalmente são ótimos para marinar carnes, peixes e preparar molhos.
Os temperos extraídos de raízes (gengibre, açafrão, etc) são ótimos para temperar os pratos do dia a dia como arroz, risotos, sopas, refogados de legumes, refogados mistos (carne e legumes).
Os temperos extraídos de sementes (endro, erva doce, mostarda, coentro, etc) podem ser utilizados tanto para fazer molhos, marinar carnes, quanto ser adicionados a pães e bolos.
Os temperos extraídos de cascas, flores e nozes (canela, cravo-da-índia, noz moscada, etc) são ótimos para temperar marinadas, sopas, caldos e bebidas doces como chocolate quente, vinho, etc).
As pimentas são um caso à parte, já que podem acompanhar qualquer tipo de prato e até mesmo bebidas, desde que a picância agrade seu paladar.
Qual a diferença entre tempero e condimento?
Segundo a Anvisa, tempero e condimentos é a mesma coisa, isto é, são produtos constituídos de uma ou diversas substâncias sápidas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregado nos alimentos com o fim de modificar ou exaltar o seu sabor.
O que podemos diferenciar é quanto ao tipo, já que a norma da Anvisa os separam em 4 grupos: Glutamato Monossódico, Sais sódicos dos ácidos ribonucleicos, especiarias ou condimentos vegetais e condimentos preparados.
Para quem busca uma alimentação mais saudável, saborosa e com pouco sódio, a melhor opção é ficar com as especiarias ou condimentos vegetais, que podem ser simples (como açafrão da terra, cebolinha, etc) ou misto (como a Pimenta Síria, Curry, Zaatar, Ervas de Provence, etc).
Os chamados condimentos preparados são aquelas que unem as especiarias ou condimentos vegetais com outras substâncias alimentícias sob a forma de pós, pastas, molhos, etc, como é o caso das manteigas ghee saborizadas, lemon pepper, vinagrete, chimichurri, etc.
Quais os melhores mixes de temperos?