Para que serve e como tomar Ômega 3?
O Ômega 3 é responsável por melhorar os processos metabólicos e de transmissão de sinais neurais. Dessa forma é considerado um poderoso antidepressivo, ansiolítico, melhorador do sistema imunológico, anti-inflamatório e ainda previne contra doenças cardiovasculares.
Ele é considerado essencial, já que nosso organismo não o produz, devendo ser ingerido em nossa dieta ou suplementado.
O ômega-3 é encontrado em peixes como sardinha, salmão, carpa, bagre, truta, etc. Para ser mais prático, o uso de Ômega 3 em cápsula permite melhor controle da quantidade de ingestão diária que deve ser de 1g de EPA e DHA (combinados) por dia.
Para que serve e como tomar Ômega 6?
O Ômega 6 é responsável pelo crescimento celular, sendo muito importante para o desenvolvimento do cérebro, dos músculos e da pele. Ele auxilia na redução dos sintomas relacionados à tensão pré-menstrual. Diminui sintomas de dermatite, mantém a hidratação e elasticidade da pele.
Assim como o ômega 3, ele também é essencial, se não consumido em suas formas naturais (azeite de oliva, óleos de soja e de milho, maionese, nozes, sementes de girassol, amêndoas, amendoim e castanha-de-caju deve ser suplementado.
Para que serve e como tomar Ômega 9?
Ao contrário do Ômega 3 e 6 o ômega 9 não é considerado essencial, ou seja, ele é produzido também em nosso organismo, a principal questão é que para que ele seja devidamente aproveitado ele depende da presença de ômega 3 e 6.
As pesquisas com relação ao ômega 9 ainda são iniciais, mas existem evidências de que ele possivelmente combate os fatores que causam a síndrome metabólica, atua na regulação do metabolismo, equilibra o colesterol e pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. É encontrado no óleo de macadâmia e, em menor quantidade, no abacate.
Quais as fontes vegetais ou veganas de Ômega 3?
Qual a diferença entre Ômega 3, 6 e 9?
O ômega 3 está ligado a proteção cardiovascular e sistema imunológico, o ômega 6 está ligado ao crescimento celular (cérebro, músculos e pele) e os dois são essenciais, ou seja, não são produzidos no nosso organismo, já o ômega 9 está ligado a síndrome metabólica e apesar de não ser essencial depende da presença de ômega 3 e 6 para ser devidamente aproveitado.
O que são ácidos graxos Ômega 3 e 6?
São gorduras do tipo insaturada, formadas por ácidos graxos, e popularmente conhecidas como "gorduras boas". Quando presentes na dieta de forma equilibrada estimulam o crescimento celular, preservam a saúde cerebral ocular e o sistema nervoso. Também são utilizados como fonte de energia para o funcionamento do corpo.
Ácido Oleico, Linoleico e Linolênico é a mesma coisa que Ômega 3-6-9?
Sim. Ácido Oleico é o ácido graxo Ômega 9, Ácido Linoleico é o Ômega 6 e o Ácido Linolênico é o Ômega 3.
Quais os benefícios do Ômega 3?
O ômega 3 é considerado um poderoso antidepressivo, ansiolítico, melhorador do sistema imunológico, anti-inflamatório e ainda previne contra doenças cardiovasculares. Além disso, ele atua na proteção da saúde dos olhos e na prevenção de tumores e cânceres.
O que é EPA e DHA no Ômega 3?
São 2 ácidos graxos derivados do Ômega 3: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA). A principal função do EPA é produzir substâncias químicas chamadas eicosanóides, que ajudam a reduzir a inflamação no organismo, combatendo males provocados pela obesidade, artrite reumatoide, doenças cardiovasculares, equilibrando o colesterol e triglicérides no sangue e, até mesmo, reduzindo sintomas das depressa. Já o DHA representa cerca de 8% do peso do cérebro e é extremamente importante para o desenvolvimento e função normal deste órgão. Estudos recentes relacionam o seu uso à melhora dos sintomas de depressão, Alzheimer e distúrbios de comportamento, como hiperatividade e déficit de atenção.