Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Muita gente já notou, especialmente nos produtos de Natal e Páscoa, a presença das lupas nas embalagens. Estamos comentando isso, pois as empresas ainda têm mais de 6 meses para adaptarem as embalagens de produtos que já estão no mercado à nova regra (IN 75/2020).

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Lupas de Alto em

A presença de indicativos de "Alto em" é uma tendência mundial, já presentes em embalagens dos Estados Unidos, Chile e outros países. É uma forma de alertar o consumidor para esses três nutrientes importantes para a saúde geral da população, já que o consumo em excesso pode levar a doenças crônicas.

O quanto eu devo me preocupar em consumir um produto com a lupa de "Alto em"?

Ele é um sinal de alerta, mas não deve ser utilizado como único critério, já que há muitos fatores envolvidos, o principal deles é que a lupa de "Alto em" se refere a 100g do produto e muitas vezes a porção que será consumida é muito menor.

Por isso, é importante também avaliar os valores desses nutrientes na tabela nutricional. O novo formato, que já explicamos em outro artigo (clique aqui para ler), dispõe da quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio em 100g do produto e na porção indicada pelo fabricante ou estabelecida como porção pela IN 75.

Quando o produto é considerado alto em açúcar adicionado, alto em gordura saturada e alto em sódio?

Os valores foram estabelecidos pela Anvisa, na IN 75 e correspondem ao consumo de 100g do produto.

Veja no quadro abaixo quando um produto leva a rotulagem frontal ou lupa de "Alto em" e quais os valores diários de referência (VDR) para uma dieta de 2.000 calorias.

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Tabela de Alto em

IMPORTANTE: Há uma série de alimentos cuja rotulagem nutricional frontal (lupa) é vedada, ou seja, mesmo alimentos que possuem mais de 6g de gordura saturada para cada 100g de alimento ou mais de 600mg de sódio para 100g de alimento NÃO TERÃO LUPA DE "ALTO EM".

É o caso, por exemplo, de nozes, castanhas e sementes in natura (sem adição de outros ingredientes), sal de cozinha, farinhas, leguminosas, frutas e queijos.

Como saber se um alimento "Alto em" Açúcar Adicionado, Gordura Saturada e Sódio é ruim para a saúde?

Vale lembrar novamente que a Anvisa estabeleceu esses critérios com base em uma dieta de 2.000 calorias para uma pessoa saudável. Se você possui alguma doença crônica ou necessidade nutricional diferenciada (necessidade de redução do consumo de açúcar, gorduras ou sódio), o ideal é conversar com seu médico ou nutricionista para entender os valores que você pode consumir.

Vamos a um exemplo prático!

São poucos os produtos que são comercializados em nossas lojas que possuem as lupas frontais, sejam porque estão na categoria de produtos com rotulagem frontal vedada (como a castanha de caju crua, macadâmia torrada, semente de gergelim), sejam porque não possuem valores compatíveis com a rotulagem em 100g.

Um caso importante e fácil de analisar é a nossa Barra de Cereais Vegana. Muito em breve as embalagens serão substituídas (visto que estamos dentro do prazo de troca) e ela conterá a lupa de "Alto em Açúcar Adicionado", mas o que isso significa no caso das barras de cereais da Relva Verde?

Significa que em 100g de barras de cereais temos mais de 15g de açúcar (que é necessário para dar a viscosidade necessária para unir os cereais), no caso algo em torno de 30g (varia de acordo com o sabor), mas temos que lembrar que o consumo se dá em unidades de 22g, isto é, cada barra de cereais tem em torno de 7g de açúcar, sendo que o consumo de referência é de 50g por dia.

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Lupas na Barra de Cereais Relva Verde

Se você mantiver uma alimentação balanceada e consumir uma barra de cereal no seu lanche durante o dia, não representa nenhum problema ou excesso de consumo de açúcar adicionado.

Outro caso interessante é o da Castanha de Caju Torrada com Sal. Por ter a adição de sal, ela passa a ter a rotulagem frontal de Gordura Saturada e Sódio, mas, mais uma vez, uma porção por dia não representa nenhum problema! Ela possui 9,3g de gordura saturada em 100g, mas só 1,4 na porção de 15g (que é a recomendação diária), ou seja, apenas 7% das 20g que podemos consumir no dia. Isso também vale para o sódio, ela possui 640mg de sódio em 100g, mas, apenas 96mg na porção de 15g, ou seja, apenas 4,8% das 2.000mg diárias.

Por isso, observar a tabela nutricional e o % do VDR é também muito importante!

Em resumo

As lupas da rotulação frontal são um alerta para evitar o consumo em excesso destes nutrientes, mas sempre que você observar a lupa, verifique também a tabela nutricional! É claro que teremos produtos com valores elevadíssimos de açúcar adicionado, sódio ou gordura saturada, mas, isso só será possível verificando a tabela nutricional!

Até a adequação total das embalagens dos produtos não será possível ler com clareza essas informações nas tabelas nutricionais, já que na versão anterior não há a lupa, valores para 100g, as porções não estão padronizadas e não existia a informação de açúcar adicionado.

Se estiver com dúvidas sobre o consumo de um alimento com a rotulação de ?Alto em? no seu caso específico, fale com seu médico ou nutricionista!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares!