Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Pele, unhas e cabelos sofrem com a falta de vitaminas, minerais e proteínas, por isso é tão importante ficar atento à alimentação e aos sinais de deficiências nutricionais para garantir que estejam sempre saudáveis!

Unhas

As unhas são ótimas sinalizadoras de deficiências nutricionais. Nutricionistas e dermatologistas apontam, por exemplo, que unhas quebradiças são sinais de deficiência de cálcio e ferro, manchas brancas sintomas de carência de zinco e selênio e 'listras' falta de vitaminas do complexo B.

Veja alguns nutrientes que são aliados de unhas fortes e saudáveis e onde encontra-los:

Queratina: a queratina é uma proteína secundária que é produzida pelo organismo a partir de 20 aminoácidos diferentes, esses aminoácidos podem ser obtidos através da alimentação (milho, arroz, centeio, soja, trigo, feijão, batata, grão de bico, couve, abacate, carne vermelha, peixes e ovos) ou suplementado através de produtos específicos como BCAA e Whey Protein.

Colágeno: o colágeno é fundamental para toda estrutura óssea, pele, cabelos e unhas, após os 30 anos a sua produção natural diminui, daí a necessidade da ingestão de colágeno hidrolisado para fornecimento de matéria prima para nosso organismo.

Zinco: o zinco auxilia retardando o envelhecimento precoce e é essencial para a produção da queratina pelo nosso organismo, ele pode ser encontrado em mariscos, ostras e na carne vermelha. Suas principais fontes vegetais são a quinoa e o amaranto, também pode ser consumido na forma de cápsulas.

Vitaminas do Complexo B: essenciais para a produção de queratina, as vitaminas do complexo B estão presentes na lentilha, feijão branco, gérmen de trigo, amendoim, levedo de cerveja, castanhas e nozes e cereais integrais. Também podem ser ingeridas em cápsulas.

Vitamina C: é fundamental tanto para a produção de queratina quanto para a síntese de colágeno, pode ser obtida em frutas cítricas como laranja, acerola, goji berry ou consumida em cápsulas.

Silício: o silício também auxilia na biossíntese de colágeno, é um elemento fundamental para evitar a fragilidade e quebras das unhas. Pode ser encontrado na aveia, painço, cevada e também em cápsulas.

Referências:

ANUNCIATO, T. P. Nutricosméticos. Dissertação de Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Faculdade de ciências farmacêuticas de Ribeirão Preto. 2011.

SANTOS, Fábio César dos Santos. O papel do silício em nosso organismo. Revista BiotecDermocosméticos ? Ano 1. N.03. 2009.

SCHLEIER, Rodolfo; GALITESI, Célia R. L.; FERREIRA, Esmeralda C. M. Silício e cálcio: uma abordagem antroposófica. Arte Médica Ampliada. Vol. 34. N. 3. Julho/Agosto/Setembro 2014.

VILLA, Ricardo. Et al. Oral SupplementationofSiliconand Its ImpactOnQualityofHair. In: 72nd CongressoftheSocietyofInvestigativeDermatology, 2012, Veneza. 72nd AnnualSociety for InvestigativeDermatologyMeeting Abstracts. London: Nature, 2012. v. 132. p. 104.

GONÇALVES, G. et al. BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE COLÁGENO PARA O ORGANISMO HUMANO. REB Vol. 8(2): 190-207, 2015.

ADRIAENSSENS, K. SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO HIDROLISADO E SEU IMPACTO NO TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE E REUMATOIDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. UniCEUB. Brasília. 2015.

VELOSA, A.; TEORODO, W.; YOSHINARI, N.. COLÁGENO NA CARTILAGEM OSTEOARTRÓTICA. RevBrasReumatol, v. 43, n. 3, p. 160-6, mai./jun., 2003.

PRESTES, R. et al. CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE COLÁGENO, GELATINA E COLÁGENO HIDROLISADO. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.15, n.4, p.375-382, 2013.