Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

A Anvisa, através da IN 75 de 2020, estabeleceu novos critérios e informações para as tabelas nutricionais, veja o que mudou e porque essas tabelas não estão mais presentes em diversas etiquetas e embalagens.

O que mudou nas informações da tabela nutricional?

O novo formato de tabela nutricional agora apresenta uma nova coluna, antes era apresentado apenas valor por porção, agora é apresentado valor para 100g e, também, por porção.

Além disso, a Anvisa estabeleceu um padrão único para porções, que variam de acordo com a categoria/tipo do produto.

Outra mudança importante foi nos elementos que devem ser apresentados nas informações nutricionais que agora passam a ter, de forma mais clara, a subdivisão das Gorduras totais em Gorduras saturadas e Gordura trans e dos Carboidratos, que passam a contar com informações de Açúcares totais (que inclui o que está presente de forma natural nos alimentos) e Açúcares adicionados.

Comparativo - Tabela de informação Nutricional - Formato Antigo e Formato Novo

Quais as vantagens da mudança realizada nas tabelas de informações nutricionais pela IN 75?

A principal vantagem do novo formato de tabela de informações nutricionais para o consumidor é que fica mais fácil comparar produtos similares, de marcas concorrentes, especialmente quando são industrializados.

Antes cada empresa determinava qual era a porção do seu produto, em algumas eram 20g outras 30g, o que levava o consumidor a ter que fazer contas para avaliar calorias, carboidratos, etc.

Agora ficou muito mais fácil já que é apresentado os valores para 100g, facilitando a comparação total, e as porções foram padronizadas para muitos alimentos. O que você poderá notar é que em produtos vendidos de forma unitária, a porção é a quantidade do produto na unidade, então, por exemplo numa barra de cereais, você terá produtos com 20g, 22g, 25g, nestes casos será preciso usar para comparação de valor nutricional a porção de 100g.

Por que as embalagens da Relva Verde não possuem mais a tabela nutricional?

O principal motivo é o tamanho da nossa etiqueta, que pela IN 75 fica dispensada da apresentação das informações nutricionais, já que não há espaço para sua inserção como determina a norma (tamanho da fonte, espaçamentos e outras informações obrigatórias que devem ser disponibilizadas na etiqueta).

Outro ponto importante a ser considerado é que quase a totalidade dos produtos comercializados pela Relva Verde são dispensados da apresentação de informações nutricionais na embalagem pela IN 75.

Segundo o ANEXO I da IN 75 não é necessário a apresentação da tabela de informação nutricional dos seguintes grupos de alimentos:

Item 6 - "Especiarias, café, erva-mate e espécies vegetais para o preparo de chás, desde que não sejam adicionados de ingredientes que agreguem valor nutricional significativo ao produto (...)"

Item 8 - "Frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, nozes, castanhas, sementes e cogumelos, desde que não sejam adicionados de ingredientes que agreguem valor nutricional significativo ao produto (...)".

E como eu faço para saber as informações nutricionais dos produtos agora?

Sabemos da importância do fácil acesso a essas informações! A Relva Verde sempre foi comprometida com a qualidade dos produtos, mas também das informações disponibilizadas aos clientes, mesmo que a norma vigente não exija a apresentação de tabela de informações nutricionais em produtos naturais sem ingredientes adicionados, como a maioria dos nossos produtos.

É por isso que desenvolvemos diversas ações para fornecer as informações, de forma voluntária e atualizada a nossos clientes e não clientes.

01 - Através de nossas embalagens: em nossas etiquetas foram disponibilizados Qr-Code, que podem ser lidos por qualquer aparelho de celular através de um app de leitura e levam diretamente para a página do produto, contendo todas as informações da tabela nutricional, a quantidade de porções por embalagem e a quantidade de produto por porção, conforme determina a IN 75.

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Acesso via QR Code na embalagem

02 - Através de nossas embalagens: em nossas etiquetas, logo abaixo do Qr-code, é possível visualizar também uma URL de acesso a página do produto com todas as informações da tabela nutricional. A URL começa com relva.info (seguido de 4 números que são identificadores do produto).

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Acesso via URL/link para a página do produto na embalagem

03 - Através do nosso e-commerce: em nossa loja virtual foram atualizadas todas as informações nutricionais como estabelece a IN75 na página de cada produto fracionado ou produzido pela Relva Verde.

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Acesso na página do produto em nosso e-commerce de varejo

04 - Através do nosso site institucional, onde é possível verificar todos os produtos que são fracionados e produzidos pela Relva Verde.

Tabela de informação Nutricional Relva Verde - Acesso na página do produto em nosso site institucional

Vale destacar

Nem todos os produtos ou ingredientes, na forma como são comercializados (desidrato ou torrado) são disponibilizados nas bases de dados brasileiras de informações nutricionais.

Nossa equipe realizou um minucioso trabalho de verificação de TODAS as informações nutricionais de TODOS OS PRODUTOS, mesmo que dispensados da apresentação destes dados, para obter e disponibilizar as informações corretas aos nossos clientes.

Isso inclui:

  • Obtenção de informações de laudos técnicos fornecidos pelos fornecedores ou produtores
  • Busca de informações em bases de dados internacionais

É por isso que você pode encontrar dados em nossas tabelas nutricionais que são diferentes dos oferecidos pelos concorrentes, especialmente em alguns produtos DESIDRATADOS (temperos e vegetais), já que identificamos que muitos desses produtos, por serem dispensados de informações nutricionais vem com suas tabelas nutricionais zeradas do fornecedor ou são disponibilizadas, erroneamente, os dados nutricionais dos produtos in natura, que possuem volume, peso e concentração nutricional distintos.

Na parte 2 desta série iremos abordar e explicar o que é a Declaração da Rotulagem Nutricional Frontal, as famosas 'lupas' que aparecem na embalagem ou etiqueta de alguns produtos e como analisar se ela se constitui em um 'problema' ou não.