Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Já ouviu falar que para ficar forte tem que comer feijão com arroz? Essa é uma frase verdadeira! O tradicional prato dos brasileiros traz muitos benefícios para nossa saúde. E hoje vamos falar sobre o feijão.

Benefícios do Feijão para a Saúde

O feijão é rico em diversas vitaminas e minerais. É fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, é rico também em proteínas e minerais como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio e lisina (aminoácido importante para o nosso organismo).

Para aproveitar ao máximo o ferro disponível o ideal é que seu consumo seja combinado a alimentos que contenham vitamina C, como goji berry, laranja, limão ou outra fruta cítrica. Então podemos dizer que o ideal para se manter saudável é um bom prato de arroz e feijão acompanhado de um copo de suco de laranja!

Mas qual feijão tem mais ferro? E proteína? Cálcio? Fibras?

Bom, pensando na combinação cálcio e fibras a melhor opção é o feijão branco, mas ele também é o mais calórico. Quando colocamos o critério calorias, daí temos como melhores opções o feijão azuki e o feijão preto. Confira na tabela abaixo o que temos em cada 100 gramas:

Tabela Tipos de Feijão

Como consumir cada tipo de feijão?

Feijão preto: conhecido e consumidos em todas as regiões do Brasil, seu preparo mais tradicional é a feijoada. O caldo pode ser preto ou de cor amarronzada.

Feijão branco: com grãos de tamanho grande, é a variedade ideal para o preparo de saladas ou pratos mais elaborados, como o cassoulet.

Feijão fava: é um tipo de feijão maior que o normal possui proteínas, fibras e ferro, é muito usado em saladas e cozidos.

Feijão fradinho: também conhecido como feijão macassar ou feijão de corda. É comum este tipo de feijão ser utilizado na culinária da região Nordeste do Brasil, como no preparo da massa do acarajé e no baião de dois.

Feijão azuki: é amplamente utilizado na culinária japonesa. Tem uma cor avermelhada e grãos bem pequenos, é perfeito para fazer o anko, o doce de feijão usado como recheio no manju.

Se você tem dúvidas sobre como fazer o preparo temos este outro artigo sobre O preparo de grãos.