Quando se fala em proteína e aminoácidos essenciais não se pode esquecer da quinoa , do qual consiste em uma pequena semente redonda que pode variar da cor amarelo para vermelho. Para os vegetarianos e veganos é uma ótima opção, pois fornece os aminoácidos essenciais, bem como uma excelente fonte de proteína e ácidos graxo (Ômega 3 e 6).

Ela é nativa dos andes e seu nome significa grão materno, não é à toa que o leite de quinoa (saiba mais sobre ele aqui) é considerado o mais nutritivo dos leites vegetais.

Na quinoa encontramos vitaminas e minerais como Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B6, Vitamina B9 (ácido fólico), fibra, magnésio, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre e zinco.

Cada 100 gramas de quinoa oferece cerca de 12 gramas de proteínas e mais de 10 gramas de ferro! Outra vantagem é que a quinoa também é fonte de fibras, reduzindo picos glicêmicos e aumentando a sensação de saciedade.

Você encontra a quinoa branca (tradicional), a quinoa vermelha e a quinoa preta, todas em grãos. Além dessas opções você também tem a opção de usar a quinoa em flocos e a farinha de quinoa!

Como incluir a quinoa no seu dia a dia

A quinoa é muito versátil, então ela pode entrar no seu dia a dia em qualquer uma das refeições. No café da manhã você pode consumir na forma de leite, na vitamina ou suco e até mesmo com frutas. No almoço e jantar ela pode entrar no lugar do arroz e até mesmo na salada!

Como consumir a quinoa em grãos: A quinoa em grãos é uma ótima opção para substituir o arroz (total ou parcialmente), pode ser consumido também como um cereal matinal com leite ou iogurte, adicionado a vitaminas e fica muito saborosa como complemento as saladas.

Como consumir a quinoa em flocos: a quinoa em flocos pode ser consumida com saladas de frutas, acrescentada em sucos e até em pães, bolos e tortas, para adicionar fibras e até mesmo em mingau (substituindo a aveia).

Como consumir a farinha de quinoa: a farinha de quinoa pode ser utilizada em substituição à farinha de trigo em receitas de bolos, pães, tortas e biscoitos, na mesma proporção da farinha de trigo comum. Também é uma ótima opção para consumir com o feijão, em suas refeições, substituindo a farinha de mandioca ou de milho.

Como preparar o leite de quinoa: clique aqui e veja a receita!

Importante: por ser calórica e conter muitas fibras seu consumo em excesso não é indicado! Tente não ultrapassar 2 a 3 colheres de sopa por dia!