Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Os cabelos sofrem diversas agressões diariamente: raios UV, poluição, tratamentos químicos, água do mar ou piscina, etc. Eles são constantemente renovados e o couro cabeludo é responsável por boa parte da saúde dos cabelos. Quedas de cabelo, seborreia e caspa são sinais de algo está errado, e alguns alimentos e vitaminas podem auxiliar na prevenção e cuidados com o couro cabeludo e com os cabelos.

Silício: o silício também auxilia na biossíntese de colágeno, é um elemento fundamental para evitar a fragilidade e quebras das unhas. Pode ser encontrado na aveia, painço, cevada e também em cápsulas.

Zinco: a deficiência de zinco reduz a produção de queratina enfraquecendo e diminuindo a velocidade de crescimento dos fios, também possui ligação com a queda de cabelos. Pode ser ingerido em cápsulas ou através da alimentação com mariscos, ostras, carne vermelha, quinoa e amaranto.

Vitamina A (Retinol): atua promovendo o crescimento saudável dos fios, mantendo a hidratação, evitando assim que ele fique seco e quebradiço. É encontrada nos peixes, ovos, fígado e também nos alimentos ricos em betacaroteno (como cenoura), também pode ser ingerida em cápsulas.

Vitamina B3 (Niacina): ajuda a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, mantendo os cabelos saudáveis, é encontrada nas aves, peixes, gérmen de trigo e em cápsulas.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): além de auxiliar na manutenção da cor natural é fundamental para evitar a queda de cabelos, é encontrada em cereais integrais, fígado, gema de ovo ou em cápsulas.

Vitamina B6 (Piridoxina): auxilia na manutenção da cor do cabelo e sua deficiência também pode levar a queda dos fios. É encontrado no gérmen de trigo, soja ou em cápsulas.

Vitamina B7 (Biotina): age diretamente no metabolismo de proteínas, sua ausência leva à queda de cabelos e enfraquecimento dos fios. É encontrada na gema de ovo, fígado, leite, fermento ou em cápsulas.

Vitamina B12 (Cobalamina): a sua deficiência causa a perda de cabelos, ela é encontrada em carnes, peixes, aves e ovos, daí a importância da sua suplementação via cápsula por veganos e vegetarianos.

Vitamina C: atua na síntese do colágeno e auxilia a absorção de ferro e outras vitaminas, pode ser encontrado nas frutas cítricas como laranja, acerola e goji berry ou ainda em cápsulas.

Vitamina E: ajuda a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo, pois mantém o fluxo sanguíneo no couro cabeludo. É encontrada nos óleos vegetais, avelãs, amêndoas, soja e também em cápsulas.

L-Carnitina: estudos apontam que a suplementação com L-carnitina apresenta efeito promotor de crescimento capilar e pode ser uma alternativa no controle da alopecia androgenética (calvície) e outras formas de queda capilar.

Antioxidantes: O chá verde e a uva (desidratada ou extrato) tem efeito importante na redução da queda de cabelos em mulheres.

Referências:

ANUNCIATO, T. P. Nutricosméticos. Dissertação de Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Faculdade de ciências farmacêuticas de Ribeirão Preto. 2011.
SANTOS, Fábio César dos Santos. O papel do silício em nosso organismo. Revista BiotecDermocosméticos ? Ano 1. N.03. 2009.
SCHLEIER, Rodolfo; GALITESI, Célia R. L.; FERREIRA, Esmeralda C. M. Silício e cálcio: uma abordagem antroposófica. Arte Médica Ampliada. Vol. 34. N. 3. Julho/Agosto/Setembro 2014.
VILLA, Ricardo. Et al. Oral SupplementationofSiliconand Its ImpactOnQualityofHair. In: 72nd CongressoftheSocietyofInvestigativeDermatology, 2012, Veneza. 72nd AnnualSociety for InvestigativeDermatologyMeeting Abstracts. London: Nature, 2012. v. 132. p. 104.
GONÇALVES, G. et al. BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE COLÁGENO PARA O ORGANISMO HUMANO. REB Vol. 8(2): 190-207, 2015.
ADRIAENSSENS, K. SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO HIDROLISADO E SEU IMPACTO NO TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE E REUMATOIDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. UniCEUB. Brasília. 2015.
VELOSA, A.; TEORODO, W.; YOSHINARI, N.. COLÁGENO NA CARTILAGEM OSTEOARTRÓTICA. RevBrasReumatol, v. 43, n. 3, p. 160-6, mai./jun., 2003.
PRESTES, R. et al. CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE COLÁGENO, GELATINA E COLÁGENO HIDROLISADO. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.15, n.4, p.375-382, 2013.