Ingredientes

Preparo

  1. Primeiramente você precisa diluir o leite de soja em pó em água pura. Para isso basta adicionar os 200g de leite de soja em pó numa panela alta e gradativamente adicionar a água (1 e 1/2 L) mexendo sempre.
  2. Depois disso, ferva o leite por 10 minutos e tome muito cuidado para não queimar no fundo da panela. CUIDADO, a fervura do leite de soja pode subir muito rápido e derramar, terminada a fervura, desligue o fogo e aqueça um pouco de água para diluir o sal amargo.
  3. Depois do sal amargo estar completamente diluído, volte a panela com o leite para o fogo e vá acrescentando o sal amargo aos poucos com agitação constante.
  4. A hora que você observar o primeiro surgimento de coagulo não precisa mais adicionar o sal amargo.
  5. Tampe a panela e deixe por 10 minutos no fogo controlando um pouco a temperatura (tirando um pouco do fogo e voltando de três em três minutos) para que ele não volte a ferver.
  6. Desligue o fogo e coloque um pano muito limpo (de preferência ferva o pano por 15 minutos antes de usar) dentro de um escorredor de macarrão. Despeje o leite em cima do pano e deixe escorrer bem a água.
  7. Depois, termine de embrulhar bem o tofu com o pano e coloque peso em cima dele. Quanto mais pesado mais consistente o tofu vai ficar.
  8. Deixe o tofu com o peso por 25 minutos e para retirar do pano coloque-o em água gelada trocando a água pelo menos três vezes. Isso garante que não vai sobrar sal amargo no tofu.

Dica: Essa receita rende aproximadamente 800g de tofu, você ainda pode fazer apenas meia receita usando: 100g de leite de soja em pó, 750ml de água e 5g de sulfato de magnésio (sal amargo).

Atenção: o leite de soja em pó precisa ter qualidade. Sua textura deve lembrar a da maisena e não uma farinha.