Farinha branca nem pensar! Esse é um dos motivos pelos quais muitos abandonam o pão, o que não está errado, pois a farinha branca refinada separa do trigo a casca e o gérmen, ou seja, onde se concentra a maior parte dos nutrientes.
Caso não queira deixar de comer o pãozinho no café da manhã, prefira sempre os pães feitos com farinha integral que não passa por refinamento, preservando os nutrientes, onde a maior parte são as fibras.
Se decidir tirar o pão da alimentação por motivos como intolerância ao glúten ou dietas com baixo carboidrato, é possível sim ter outras opções saudáveis que supram a necessidade, claro que depende da necessidade de cada um, do tipo da dieta e dos objetivos, mas existem excelentes opções:
- Granolas: (mel, açúcar mascavo, sem açúcar) que ficam uma delícia com iogurte ou em combinação com uma fruta.
- Omelete: é mais proteína para começar bem o dia, pode usar temperos que o enriquecem ainda mais como açafrão, chimichurry, curry, cheiro verde, orégano, ervas finas, páprica, pimenta caiena, entre outros.
- Tapioca: doce ou salgada, é um sucesso, rápido e prático de preparar. O recheio pode ser com pasta de amendoim (ótima opção pré-treino), banana com canela, geleia diet, morangos, mel, melado de cana, agave, alfarroba, queijo, proteína de soja, etc. Dá pra agregar a semente de chia no preparo da tapioca que é excelente fonte de fibras e ômega 3.
- Crepioca: feita com duas colheres de sopa de goma de tapioca e um ovo inteiro. O ovo torna a omelete mais proteica e o recheio pode ser o mesmo citado acima.
- Panquecas integrais: pode ser recheada com queijo ou proteína de soja. Abuse dos temperos também. Se não estiver consumindo glúten, substitua a farinha integral pela farinha de arroz.
- Mingau: use 200ml de leite desnatado ou vegetal e 3 colheres de sopa de aveia flocos finos ou farelo de aveia, leve ao fogo e mexa até engrossar, pode incrementar com canela em pó ou cacau em pó. Se quiser usar açúcar, prefira o mascavo ou demerara. Ou ainda adoçantes como xilitol ou eritritol.
- Uva passa, figo seco, tâmara e damasco, trazem nutrientes e benefícios à saúde.
- Castanhas e oleaginosas: castanha do Pará, castanha de caju, avelã, macadâmia, nozes pecan e nozes chilenas, contém vitaminas, minerais e gorduras boas.
- Biscoito de arroz: sem glúten e lactose, leve e prático, pode rechear com a pasta de amendoim de sua preferência.
- Vita Sã: shake natural feito somente com farinhas integrais e naturais, pode ser adicionado ao leite desnatado, batido com frutas, sucos naturais ou iogurte, tomar 1 copo todas as manhãs. Fornece saciedade e muitos nutrientes para o seu dia.