Os chás são aliados incríveis da nossa saúde e bem-estar! Eles nos ajudam a manter a hidratação em dia, e dependendo do mix que você escolher ou preparar, ainda podem ajudar a manter a saúde em dia e afastar dores e incômodos.

Uma das principais vantagens de consumir chá, em especial um mix de chá, é que você pode fazê-los tanto quente quanto gelado e pode até abolir (ou diminuir muito) o consumo de açúcar no seu dia a dia. Você pode até trocar o refrigerante por um chá, que tal?

Outra coisa bacana dos chás é que você pode aproveitar cascas ou sucos de frutas para deixá-los ainda mais aromáticos e saborosos.

Preparamos uma série de opções para você fazer em casa, e adequar ao seu paladar, chás que são PODEROSOS para sua saúde! Vale lembrar que os chás fazem parte da Fitoterapia, que é muito estudada hoje em dia e você pode encontrar inclusive vários guias de uso produzidos por Universidades, grupos de pesquisa e até por conselhos de classe, como o Conselho de Farmácia.

Vamos deixar alguns links no final do artigo para você que quer saber mais sobre chás, ervas e fitoterapia!

Faça o seu mix como preferir!

Sempre que você for preparar um mix de chá caseiros, procure conhecer mais sobre as plantas, utilizando os guias que estão no final deste artigo, mas lembre-se sempre de incluir uma ou duas opções de chás mais aromáticos, como:

  1. Erva Cidreira
  2. Capim Limão/Capim Cidreira
  3. Hortelã
  4. Canela
  5. Camomila
  6. Chá verde
  7. Gengibre
  8. Erva doce

Precisa reduzir o açúcar? Então inclua uma fruta! Pode ser a polpa, o suco ou a casca, assim seu chá fica mais saboroso e docinho de forma natural! As melhores opções são:

  • Laranja
  • Maçã
  • Abacaxi
  • Maracujá
  • Manga
  • Morango

Então vamos as nossas sugestões de mixes que são um sucesso para seu bem-estar e saúde!

  1. Chá verde + boldo + cavalinha
  2. Dente-de-leão + chá verde + hibisco
  3. Chá branco + hibisco + carqueja
  4. Louro + gengibre + alecrim + camomila
  5. Sucupira + canela + erva doce + mostarda em grão + unha de gato
  6. Canela de velho + sucupira + unha de gato + capim limão
  7. Camomila + erva cidreira + capim limão
  8. Mulungu + camomila + capim limão
  9. Calêndula + mulungu + erva doce + erva cidreira + capim limão + camomila
  10. Canela + anis estrelado + gengibre

 

Referências de uso de fitoterápicos

CRF SP - CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Disponível em: http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Superintendência de Assistência Farmacêutica. Cartilha de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. Disponível em http://farmacia.saude.pe.gov.br/sites/farmacia.saude.pe.gov.br/files/cartilha.pdf
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Plantas Medicinais: Cartilha. Disponível em http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf
Garlet, Tanea Maria Bisognin Plantas medicinais nativas de uso popular no Rio Grande do Sul [recurso eletrônico] / [Tanea Maria Bisognin Garlet]. - Santa Maria, RS : UFSM, PRE, 2019. Disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf