O Grão de Bico é muito utilizado na culinária árabe, tanto para fazer o Homus como para fazer falafel. Não podemos nos esquecer que ele possui, assim como outras leguminosas, fitatos, (anti-nutrientes que dificultam a absorção de diversos minerais), além de provocar desconfortos gastrointestinais.
Para evitar isso e eliminar os fitatos é necessário deixar o grão de bico de molho e fazer o remolho, ou seja, é preciso deixa-lo de molho, coberto em água de um dia para o outro (12h), trocando e descartando pelo menos 1 vez a água neste período.
Ingredientes
- 250g de grão de bico.
- 3/4 xícara (de chá) da água de cozimento do grão de bico.
- 1/2 xícara (de chá) de gergelim torrado (opcional).
- 1 xícara (de chá) de suco de limão Taiti.
- 4 colheres de sopa de tahine.
- 1/2 xícara (de chá) de azeite.
- 4 dentes de alho.
- Sal a gosto.
Preparo
- Deixe o grão de bico de molho em água pura por 12 horas, trocando a água na metade do tempo, descarte as 2 água do molho e remolho.
- Depois desse período, cozinhe o grão de bico com sal a gosto e água pura.
- Reserve 3/4 de xícara(chá) da água em que foi cozido o grão de bico.
- Espere o grão de bico esfriar (uns 30 minutos) e então acrescente o tahine, o suco de limão, o alho, o azeite, sal a gosto, o gergelim torrado e o caldo de cozimento do grão em um liquidificador.
- Bata bem até formar um creme homogêneo.
Ele pode ser servido como entrada, acompanhado de pães, pão pita, torradas, crostatines, palitos, ou como acompanhamento para aves, peixes e outros pratos árabes.