Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

O cacau em pó é o resultado das sobras secas e sólidas de cacau fermentado, ressecado e torrado. A amêndoa de cacau é quebrada em nibs e depois moída até virar uma pasta. Os sólidos do cacau sobem e ficam sobre a manteiga de cacau. Um processador extrai a manteiga de cacau desta pasta e o que sobra são estes sólidos, que em seguida são moídos até virarem pó. Portanto, o cacau em pó é o puro sabor de chocolate, sem a adição de mais nenhum ingrediente, ou seja, diferente dos achocolatados que têm misturas de ingredientes como o leite em pó, açúcar, gordura e outros.

Existem dois tipos de cacau: o Natural e o Alcalino

O cacau natural é, naturalmente ácido com pH em torno de 5,0, ou seja, possui um sabor mais amargo e intenso, quase cítrico, é esse o sabor das barras de chocolate meio amargas, cookies e alguns bolos de chocolate. É mais clarinho também e necessita de uma base alcalina para reagir, como por exemplo, o bicarbonato de sódio, onde ocorrerá uma reação que fará com que o bolo cresça adequadamente,resultando naquelas bolhas, deixando a receita mais aerada e leve. Cuidado, não use fermento em pó porque é ácido e junto com cacau natural que também é ácido não vai reagir bem.

O cacau alcalino, também chamado de belga ou holandês, consegue alcançar um pH em torno de 7,0 a 8,0. Ele passa por uma alcalinização através do processamento com carbonato de potássio, que neutraliza sua acidez. Apresenta tonalidade mais escura, sabor mais suave e se mistura mais facilmente em substâncias líquidas. Como o cacau alcalino não é ácido, ele não vai reagir com o bicarbonato de sódio ou qualquer outro produto alcalino, e por isso, as receitas que pedem pelo seu uso geralmente utilizam fermento químico em pó. O cacau alcalino é melhor para fazer bolos, biscoito e doces e você deve ter o cuidado de usar sempre fermento em pó na receita.

Para acertar a receita, basta seguir a recomendação:

Infográfico Cacau

Como utilizar no dia a dia:

Acrescente em vários alimentos: leite de amêndoas, leite de soja, leite de coco, leite de aveia, misture na pasta de amendoim para dar o sabor do chocolate natural, mingau de aveia e com sucrilhos fica muito bom!!!

O importante é utilizar o cacau, aproveitar seus benefícios e evitar os achocolatados que possuem muito açúcar.

Compre cacau em pó na Relva Verde