Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

As sementes são óvulos maduros e já fecundados que podem dar origem a novas plantas, elas possuem uma reserva nutritiva que tem o objetivo de nutrir a futura planta, essa reserva pode ser em óleo, amido ou proteínas. Daí a importância nutricional das sementes em nossa alimentação.

Alguns tipos de sementes, como as sementes de cereais (trigo, aveia, arroz, milho, etc.) também são chamadas de grãos e quando trituradas ou prensadas podem gerar vários novos produtos.

Normalmente no primeiro processo de moagem é retirada a casca da semente, é o que chamamos de farelo, ele é rico em fibras e vitaminas, que estão presentes na casca destas sementes.

Após a retirada do farelo, o processo de moagem continua, e chegamos então a farinha.

No caso do trigo e da soja é comum, antes de chegarmos à farinha, ocorrer a extração do gérmen (embrião) que é rico em vitaminas e nutrientes diversos.

Processamento Germen

No caso de sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora e outras é possível também que ocorra a extração de óleo, já que nestas sementes a reserva nutritiva se dá na forma de óleo. É importante observar que quando há a extração do óleo, a farinha ou farelo resultante no final do processo é chamada de desengordurada.

Extração de Óleo

As farinhas integrais, ao contrário do que foi dito até aqui, são moídas integralmente, sem retirar nenhuma de suas partes, daí o fato de serem mais nutritivas, já que concentram os ingredientes tanto da casca quanto da reserva nutritiva da semente.

No caso do trigo temos ainda a forma de ?shorot", que é uma farinha integral só que mais grossa que a tradicional.

Também podemos encontrar ainda os flocos, muito comum no caso de arroz, milho, quinoa, aveia, amaranto, etc, os flocos são resultados da prensagem da semente/grão integral destes cereais. Por isso são também ricos em fibras, carboidratos e nutrientes.

Processamento grãos integrais

Vale lembrar que só deveríamos chamar de grãos as sementes de gramíneas/cereais (cevada, trigo, milho, arroz, aveia, centeio), as sementes de leguminosas como feijão, ervilha, amendoim, soja, lentilha e grão de bico devem ser chamadas apenas de sementes, apesar de que no senso comum essas são as que mais chamamos de grãos.

As sementes de leguminosas são comumente transformadas apenas em farinha ou pasta, uma exceção importante é a soja, que é transformada em farinha, proteína e óleo para consumo humano. O farelo, que normalmente é desengordurado na primeira etapa do processo de fabricação do óleo de soja, costuma ser utilizado apenas como combustível ou alimento animal.