Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

O Grão de Bico é muito versátil e nutritivo, no entanto ele contém fitatos, que são anti-nutrientes (que dificultam a absorção de diversos minerais) e costuma causar desconfortos gastrointestinais.

Para evitar isso e eliminar os fitatos é necessário deixar o grão de bico de molho e fazer o remolho, ou seja, é preciso deixa-lo de molho, coberto em água de um dia para o outro (12h), trocando e descartando pelo menos 1 vez a água neste período.

Ingredientes

Preparo

  1. Deixe o grão de bico de molho em 1 litro de água por 12 horas sem nenhum tempero, trocando a água na metade do tempo.
  2. Depois escorra a água, coloque um fio de azeite em uma panela de pressão, coloque a folha de louro, o grão de bico e água pura até que cubra o grão de bico e fique três dedos acima. Cozinhe por 20 minutos, contando a partir do momento que a panela pegar pressão. Reserve.
  3. Enquanto cozinha o grão de bico, você pode picar os outros ingredientes e hidratar a proteína. Para hidratar a proteína de soja basta colocar 500ml de água morna com as duas colheres de molho de soja e sal a gosto por 15 minutos.
  4. Numa panela à parte refogue a salsicha e a proteína até ficarem bem sequinhas. Acrescente o alho e a cebola e um fio de azeite e refogue bem. Adicione o grão de bico (com a água em que foi cozido).
  5. Coloque mais uma colher de sopa bem cheia de azeite e cozinhe por mais 10 minutos e adicione a salsinha picada.
  6. Apenas na hora de servir acrescente o provolone que irá derreter apenas no calor do cozido e se quiser coloque mais um fio de azeite.

Dica: Se você quiser o puchero na versão vegana, basta não adicionar o provolone ou trocá-lo por um queijo vegetal!