Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Que tal substituir a farinha de trigo branca pela farinha de arroz?

O tradicional arroz é um cereal muito consumido desde a antiguidade. Considerado uma excelente fonte de energia para o nosso corpo, é um alimento muito nutritivo, fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, manganês, fósforo e possui baixo teor de gorduras.

O arroz branco, integral, preto, cateto, cateto vermelho ou cateto misto todos estão sempre na mesa das pessoas e fazem parte do cardápio diário. Podemos encontrar o arroz na sua forma natural (grão), em farelo de arroz, farinha de arroz e a farinha de arroz integral.

A farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. Pode ser uma alternativa para a substituição da farinha de trigo, principalmente para os intolerantes ao glúten, pois não contém glúten.

A farinha de arroz integral é aquela que não passa por nenhum processo de refinamento, preservando assim as suas propriedades nutricionais.

A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro. Pode ser usada em receitas como bolos, pães e tortas. As receitas que são feitas com a farinha de arroz são mais leves ao organismo, pois o arroz é digerido rápido.

Outra vantagem da farinha de arroz é que ela não possui glúten. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, aveia e seus derivados. Em dietas com restrição ao glúten, como no caso de portadores da doença celíaca, a farinha de arroz é uma excelente opção para substituição, pois é rica em fibras e menos calórica que a farinha de amêndoas.

A maior dificuldade de quem adota uma dieta sem glúten por opção ou necessidade está em substituir a farinha de trigo por outras farinhas sem glúten.

Nenhuma farinha substitui a de trigo com o mesmo resultado no que se refere à estrutura e textura, justamente porque o glúten é que fornece a elasticidade necessária para que a massa se desenvolva e não fique "farelenta".

Mas como substituir a farinha de trigo? Qual a proporção para substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz?

Como dito anteriormente para substituir a farinha de trigo e ainda sim obter um resultado semelhante, em termos de estrutura e textura, se faz necessário uma combinação de farinhas.

A tabela abaixo pode ser usada na culinária sem glúten. Ela faz a conversão da farinha de trigo nas receitas convencionais, podendo ser usada em qualquer receita. A tabela de conversão da farinha de trigo para farinhas sem glúten deve ser usada seguindo as informações na horizontal.

Exemplo: para 1 xícara de farinha de trigo é preciso substituir por 1/2 xícara de farinha de arroz + 3 colheres de sopa de fécula de batata + 1 colher de sopa de fécula de mandioca + 1/2 colher de chá de goma xantana ou CMC.

Tabela de conversão de farinhas

A farinha de arroz é rica em fibras, essa é a principal diferença entre a farinha de trigo branca e a farinha de arroz. Quanto mais fibras você tiver na sua alimentação, mais você se sentirá saciado. Outra função importante é que a fibra melhora o trânsito intestinal, mas cuidado, pois deve-se aumentar a ingestão de água para que ela não cause o efeito oposto, que é o da constipação.

Consulte um nutricionista e inclua a farinha de arroz na sua dieta.

Compre Farinhas sem Glúten na Relva Verde