O charuto é uma receita árabe feita com folha de uva, arroz e carne moída, mas, para ser mais saudável, vegetariano ou vegano fizemos esta receita com produtos naturais e fáceis de conseguir. Trocamos as folhas de uva por repolho, a carne moída por proteína de soja e o arroz comum pelo integral! Para deixar essa receita vegana, é só trocar ou excluir o queijo ralado na hora de servir!

Dica importante

Para fazer um arroz integral delicioso basta cozinhar um copo de arroz com dois copos de água e temperar apenas depois que o arroz já estiver pronto, fazendo o tempero a gosto em uma frigideira separada e então misturando ao arroz.

Ingredientes

Para as folhas:

  • 8 unidades de Folhas de repolho. Escolha as mais bonitas e maiores (pode trocar também para a couve)
  • 1 colher de chá de coentro em pó (não é da folha! É do grão!)
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 6 folhas de hortelã fresco
  • Sal marinho, a gosto

Para o recheio

Para o molho

  • 1 xícara de chá de molho de tomate

Preparo

  1. Coloque a proteína de soja para hidratar. (Cubra a proteína com água quente por 10 minutos.) Enquanto hidrata a proteína, prepare as folhas de repolho.
  2. Separe as folhas do repolho e cozinhe junto com os temperos em um litro de água por alguns minutos, até que amoleçam, mas fiquem "al dente".
  3. Retire as folhas da água e reserve (as folhas e a água) para o passo seguinte.
  4. Comece a preparar o recheio: Retire o excesso de água da proteína (espremer se necessário). Misture todos os ingredientes até que apresente uma textura pastosa e homogênea. Se preferir, é possível utilizar outros tipos de temperos (como o Zaatar.
  5. Montagem: Pegue uma folha de repolho e no centro coloque um pouco do recheio.
  6. Enrole o recheio nas folhas de repolho como se fosse um pacote (fechando de todos os lados) e prenda com um palito de dente para que não solte.
  7. Coloque os charutos, já enrolados, em uma panela com azeite e refogue o suficiente para dourar. Acrescente o molho de tomate e cubra com a água do cozimento das folhas. Se preferir pode engrossar o caldo com um pouco de farinha integral torrada ou amido de milho. Deixe cozinhar por vinte minutos em fogo médio. Arrume os charutos em uma travessa, despeje o molho e sirva com queijo ralado (opcional).